Raid Suzuki Sol com destino a Praia de Mundaú

São sempre muitas as emoções pelo caminho. Para esta nova edição, a organização promete novidades na trilha

Desta vez rumo à paradisíaca praia de Mundaú, localizada a 150 km da capital cearense, o Raid Suzuki Sol promete muitas emoções pelo caminho nas trilhas.

Saindo a partir das 7h da manhã em Fortaleza, o comboio de 28 carros da marca, incluindo 4 carros de apoio, vai enfrentar dunas, areia, passagem molhada e também uma parada para passagem numa balsa.

Depois do Cauípe, os carros passam pelo Pecém, Taiba, com muitas dunas e beira de praia, Lagoinha, Flexeiras e Mundaú.

De acordo com Germano Barbosa, consultor de vendas da Sol e um dos organizadores, o percurso será curto, no entanto emocionante. "Serão em torno de 105 km de trilha, mas com uma emoção nova: uma travessia de balsa manual, carro por carro", explica.

Segundo ele, com a balsa, a travessia vai demorar 1h30min, mas com barracas de apoio para os cerca de 100 participantes da trilha. "Serão de 6 a 7 horas de trilha, com saída a partir das 7h da manhã e 14h ou 15h vamos chegar", completa.

Dicas

Ele dá orientações para quem vai participar. Primeiro, o importante é fazer uma revisão no veículo antes de entrar na trilha. Confira a água, o óleo, os freios, os pneus, a embreagem e outros itens de segurança como os cintos. Não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros, com repelente, protetor solar, agasalhos e roupas extras, além de água e alimentos suficientes, pois não haverá parada para almoço.

Isso será fundamental caso você fique atolado ou precise aguardar um reboque. Completando, existem alguns itens que podem ajudar também - e muito - em situação não esperada em uma trilha. É o caso de cabo para ligação direta (a popular "chupeta"), pás pequenas (melhor ainda se elas forem dobráveis para ocupar menos espaço), bomba para calibrar os pneus, lanterna, capa de chuva, luvas, facão ou machado (uma ferramenta para cortar galhos caso atole), cinta ou corda para reboque, prancha de desatolagem (se possível) e ainda spray reparador de pneus.

Se você for encarar terrenos com lama, é preciso estar com os pneus lameiros (mud) próprios para off-road, que possuem sulcos maiores e mais largos, oferecendo maior aderência nesse tipo de piso. Pneus para o asfalto não conseguem "limpar" o barro e deixam o pneu liso, fazendo o carro derrapar com mais facilidade. Mas se você estiver com um pneu lameiro, deve ter atenção redobrada ao sair no asfalto, pois ele não tem a aderência adequada para esse tipo de piso.

Por outro lado, se você possui apenas um veículo e não pretende se arriscar demais na trilha, pode optar pelos pneus de uso misto, que costumam ser 50% asfalto e 50% para a terra - também são comuns os modelos 70% asfalto e 30% terra.

Outro ponto importante é a calibragem. Na lama e areia, por exemplo, é aconselhável calibrar os pneus com uma pressão menor para facilitar a transposição do terreno. Murchos, os pneus têm maior área de contato com o solo e assim oferecem maior tração. Mas tome cuidado para não esvaziar demais, pois isso pode fazer o pneu se soltar da roda - pelo mesmo motivo, evite fazer curvas muito fechadas. Especialistas alertam que a pressão adequada nesses casos varia conforme o pneu usado.

E quando usar a tração 4x4? A tração nas quatro rodas é importante quando você estiver em terrenos com baixa aderência, como lama, areia ou pisos molhados. Se o seu carro possui tração integral permanente, o sistema fará o trabalho todo sozinho, identificando automaticamente quando é preciso acionar as rodas traseiras.

Nos modelos em que a tração 4x4 é ligada por uma alavanca ou botão no console, o motorista só deve acionar o sistema quando necessário para evitar o consumo extra de combustível e o desgaste dos componentes. Por isso, use apenas sob chuva forte ou em terrenos escorregadios. Mas, lembre-se de acionar o 4x4 antes de iniciar a travessia do obstáculo, pois pode não ter o mesmo efeito se você ligá-la depois que já estiver atolado. E verifique no manual do proprietário qual é a velocidade máxima para fazer a mudança para a tração 4x4, em muitos casos é abaixo de 100 km/h. O segredo em trilhas é sempre ir devagar. A tração 4x4 com reduzida deve ser usada apenas para transpor obstáculos específicos que precisem de mais força/torque.

Resumo do raid

Data: 7 de setembro 2018

Percurso: Saída de Fortaleza (7h da manhã), em seguida Cauípe, Pecém, Taíba, Lagoinha, Flexeiras e Mundaú

Distância: 105 km

Duração: 6 a 7 horas de trilha

Comboio: 28 carros, sendo 4 carros de apoio

Promoção: Suzuki Sol