Quais os acessórios preferidos nos SUVs?

Afinal, quais os equipamentos preferenciais de quem compra um utilitário esportivo?

Legenda: Teto solar é um dos itens que os donos de SUVs mais gostam, pelo charme e sensação de liberdade e espaço; mas para blindar fica mais caro
Foto: FOTO: ARQUIVO

Consultamos gerentes de concessionárias e fizemos a pergunta que dá título a esta matéria. Veja abaixo como foram as respostas e os motivos.

Bancos de couro, central multimídia, teto solar e kits cromados externos estão entre os queridinhos dos clientes.

Um dos campeões é o teto solar, o sonho de muitos. Listo aqui algumas razões. Um dos principais é pela forma que o teto leva mais luz e ar para dentro do carro.

O equipamento oferece um diferencial para e uma visão diferente do mundo. Considerado um item de luxo altamente tecnológico e com desenho robusto, o teto solar oferece mais status e estilo ao veículo.

Em alguns SUVs, o interior do carro é protegido contra barulho mesmo com o teto aberto. Os sistemas modernos de teto têm desenho aerodinâmico e isolamento acústico otimizados. Os defletores de vento são recursos que reduzem o barulho ao dirigir com o teto solar aberto, resultando em maior conforto. O teto solar é o complemento ideal para o ar-condicionado, uma vez que oferece uma troca de ar adicional dentro do carro. Em dias mais amenos, o teto solar aberto também é uma alternativa para desligar o ar-condicionado e aproveitar o clima, o que economiza mais combustível. Os tetos solares precisam de um espaço mínimo e não atrapalham os passageiros. Com o teto de vidro, a sensação de amplitude e luminosidade dentro do carro é maior, trazendo ainda mais espaço.

Segundo consultor de vendas da Newsedan Mercedes, Airton Batista, o teto solar panorâmico, por ficar mais caro para blindar não está em alta nos carros premium.

Ele informa que a maioria dos clientes pergunta se tem Apple Car Play ou Android Auto. "Essas funcionalidades na multimídia estão no topo da preferência", explica. Em seguida, a opção de telas multimídia na traseira para que os filhos possam ter entretenimento.

"Outro acessório muito procurado em SUV é o rack de teto para colocar bike, prancha de surf, kite - esse cliente tem um perfil mais esportista, aventureiro". E complementa: "eles também pedem proteção para o porta-malas, com o intuito de não desgastar o acabamento e os materiais do carro".

Já para a gerente de vendas da Newsedan Jeep, Ana Paula Furtado, o campeão é a central multimídia, seguido de kits como cromados externos e bancos de couro, para os veículos Renegade e Compass, que estão entre os SUVs mais vendidos do Brasil.

Maior valor de revenda

Em diversos sites especializados em compras e vendas, ao procurar veículos do mesmo ano e com próxima quilometragem, os que têm um pacote mais completo de acessórios implicam em uma diferença que pode chegar a 10% no valor do carro.

Os tetos solares estão entre os itens que mais influenciam nessa quantia, bem como os bancos em couro e as centrais multimídias.

Já detalhes como racks e acessórios que descaracterizam o veículo original não contribuem para valorizar. Por exemplo, uma roda muito grande, spoilers, muita iluminação acabam desvalorizando. Carro com a suspensão rebaixada mais ainda.

Mais informações

Confira dicas sobre acessórios e outras notícias em nosso Blog do Automóvel, basta acessar:

blogs.diariodonordeste.Com.Br/automovel

Top 5 do cliente

Central multimídia: Unanimidade neste público, todos querem ter experiência de interação e espelhamento do celular, com opões de TV, GPS e outras funcionalidades

Bancos de couro: mais refinamento, conforto e melhor de limpar

RACK de teto: para os donos de SUVs aventureiros e esportistas levarem prancha, kite ou bike

Telas na traseira: quem tem SUV quer dar conforto e entretenimento para seus filhos

TETO SOLAR: Charme e sensação de mais espaço, mesmo com preço maior para blindar