Picape Mercedes e VW T-Roc disputam os holofotes

Das mais de 500 atrações no evento automotivo, os dois modelos chamaram bastante atenção

Legenda: Classe X ficou em lugar de destaque no segundo andar do stand da Mercedes
Foto: Fotos: André Marinho

Se tem um veículo que vem causando ansiedade nos fãs da marca Mercedes-Benz, seu nome é picape Classe X. E ela ficou em um lugar de destaque no segundo andar do stand da marca.

Na Europa, a Classe X chega já em novembro em quatro versões e com preço inicial de 37.294 euros, o equivalente a cerca de R$ 137 mil na cotação atual e sem incluir impostos.

O test drive global será em Santiago, no Chile, dia 29 de outubro. Mas os fãs brasileiros terão de conter seus ânimos: por aqui, apenas em maio de 2019 a picape estará nas concessionárias, importada da Argentina, onde será fabricada.

LEIA AINDA: 

> Salão Alemão: elétrico e autônomo 
> Carros autônomos já são realidade 
> Lançamentos que virão em breve para o Brasil 
> Picape Mercedes e VW  T-Roc disputam os holofotes 

O visual ressalta as características robustas da picape em conjunto aos traços de design da linha Mercedes, especialmente na grade dianteira e nas luzes de LED. Para atender uma ampla gama de consumidores ao redor do mundo, a picape será oferecida com três diferentes estilos e uma série de elementos de customização. A mesma plataforma já deu origem às picapes Nissan Frontier 2017 e a Renault Alaskan, embora cada marca tenha focado o projeto em suas particularidades.

No caso da Mercedes, o luxo ganha destaque em um produto criado pela divisão comercial e de vans do grupo Daimler AG. O resultado é um veículo que pode ser usado para o trabalho, mas tem sofisticação e atenção aos detalhes que as rivais do segmento não buscam.

A nova picape da Mercedes será vendida com quatro opções de motorização, sendo uma a gasolina e o restante a diesel, na Europa. A versão X200, a única a gasolina, será equipada com um quatro cilindros de 165 cv e 24,26 kgfm de torque, enquanto o Classe X 220d terá 163 cv e 41 kgfm de torque, e o X 250d renderá 190 cv e 45,8 kgfm de torque. O câmbio será sempre manual de seis marchas para essas opções, sendo a caixa automática de sete velocidades um opcional apenas para as versões diesel.

Já a configuração topo de linha X 350d terá um motor V6 diesel de 258 cv e 56 kgfm de torque. De série, terá sistema start-stop, tração integral permanente 4MATIC e o câmbio automático de sete marchas 7 G-Tronic Plus. O seletor de modos de condução, que permite ajustar a suspensão e o comportamento dinâmico da picape, será vendido como opcional.

Image-2-Artigo-2296867-1
Mercedes G650 é uma das apostas da montadora dentro do mercado de jipes e também roubou muitos olhares durante o Salão do Automóvel

SUVs Volkswagen

A Volkswagen já avisou que pretende ganhar mais terreno na disputa pelo segmento que mais cresce no mundo, o dos SUVs. O Salão de Frankfurt foi o primeiro a receber o T-Roc, que pode ser apelidado de "SUV do Golf", com quem divide a plataforma. Vem para o Brasil? Não, diz o presidente da filial. O lançamento inicia em novembro próximo nos mercados europeus e a pré-venda começará em setembro.

"O T-Roc estabelece um novo parâmetro no crescente segmento de SUVs", afirma o CEO da Volkswagen, Herbert Diess. "Com sua funcionalidade, direção dinâmica e tecnologia, o T-Roc incorpora todas as boas qualidades da Volkswagen e irá impulsionar ainda mais nossa ofensiva de SUVs".

A luz verde para a significativa ampliação da gama de SUVs foi dada em 2016, quando a segunda geração do Tiguan foi lançada. Continuando, em 2017, no segmento acima, veio o lançamento do Atlas, que foi desenvolvido para os EUA. Quase simultaneamente foi lançado o Teramont, modelo adaptado para a China.

O novo Tiguan Allspace está ganhando impulso neste momento - ele é uma versão estendida do Tiguan, que acomoda até sete pessoas. Outro marco da maior ofensiva SUV da história da marca Volkswagen acontecerá no fim deste ano, com a apresentação mundial da próxima geração do Touareg. A Volkswagen também irá ampliar sua gama no outro extremo do espectro de SUVs com o compacto T-Cross, que está posicionado abaixo do T-Roc. Outro modelo local com emissão zero deve ser lançado como parte da ofensiva SUV: o I.D. CROZZ. Ele é o primeiro SUV totalmente elétrico da VW.