Os SUV's mais econômicos no mercado brasileiro

Engana-se quem pensa que encabeça a lista um modelo a diesel. Na cidade, um flex leva a melhor no ranking

Peugeot
O Peugeot 2008 é o primeiro geral e da lista dos modelos com motor a gasolina/flex. Com 12,5 km/l na cidade fica a frente até do modelo Evoque a diesel que faz 11,9 km/l no ciclo urbano. Na estrada, a Evoque ganha com 15,8 km/l contra 13,5 km/l

Não é de hoje que os utilitários esportivos, sejam grandões ou mais compactos, cairam na graça do mercado brasileiro. Mais do que tamanho do porta-malas ou do espaço aos ocupantes, a dúvida antes da compra é "qual consome menos". A fim de desvendar o dilema, o Auto foi atrás de dados oficiais do Inmetro, sendo o mais recente de 2017, com nomes dos 40 mais vendidos da Fenabrave.

Na primeira relação, estão os abastecidos somente a gasolina ou flex. Para fazer uma comparação justa, todos foram comparados apenas nos dados a gasolina. Até porque em Fortaleza é o combustível mais utilizado nessa categoria. Já para elaborar o ranking, a ordem está por quem tem o melhor resultado na cidade, onde o uso é maior.

Após explicação da metodologia, vamos aos três melhores da lista. Em primeiro está o 2008, que surpreende por ter a versão com 1.6 turbo como o mais econômico tanto da linha e de todo mercado. Ele atinge 12,5 km/l na cidade e 13,5km/l na estrada. Por curiosidade, os valores com etanol também são os melhores da sua família. Sendo 8,4 e 9,3 km/l, respectivamente.

Esse modelo da Peugeot tem até 173 cv e vem com transmissão manual de seis marchas. O preço é a partir de R$ 89.990.

Em segundo está o Vitara na opção 4All 1.6 de 126 cv a gasolina manual de cinco marchas, vendido a partir de R$ 86.590. Ele faz 12 km/l e 13,7 km/l.

carro
Utilizando a relação dos 40 carros mais vendidos no acumulado pela Fenabrave, a Discovery Sport fica em segundo na lista dos diesel. Entre os que ficaram de fora da relação está o Volvo XC90 com 10,5 km/l e Range Rover com9,8 km/l na cidade

Se a relação considerasse apenas ciclo rodoviário, ele ficaria em primeiro com 4Sport 1.4 automático, ao lado do Kicks, com 13,7 km/l. Porém, o Nissan fica em sexto pelos 11,4 na cidade e escolhemos o 4All pelo número um pouco melhor na cidade.

E em terceiro está um representante da Jac: o T40. O motor é 1.5 flex manual de cinco velocidades com até 127 cv. Ele faz 11,9 km/l e 12,8 km/l, respectivamente na cidade e na estrada. O seu preço é o mais barato dos três: a partir de R$ 59.990, porém não tem concessionária deles em Fortaleza.

auto
Suzuki Vitara fica em segundo lugar dos modelos a gasolina com a versão 4All. Se fosse considerado o ciclo rodoviário, assumiria a primeira posição com a versão 4Sport com 13,7 km/l, mesma marca conseguida pelo Nissan Kicks

Nova categoria

Depois dos competidores mais fortes de cada marca com gasolina, agora é a vez das versões mais econômicas com diesel.

Em primeiro, está a Evoque. Com motor 2.0 de 180 cv atrelado ao câmbio automático de nove marchas. O consumo dessa Range Rover é 11,9 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. Ela é oferecida por a partir de R$ 249.500.

Para segunda posição, uma curiosidade. O Mercedes GLC, com o motor 2.1 com transmissão automática de nove velocidades, está entre os melhores, com 11,2 e 14,9 km/l na cidade e estrada, respectivamente. No entanto, apesar do modelo estar na lista de 2017 do Inmetro, ainda não foi lançado para as concessionárias. A previsão é chegar no segundo semestre com preço acima da versão à gasolina, de R$ 279 mil.

E em terceiro, a Land Rover retorna com a Discovery Sport com motor 2.0 de 180 cv automático de nove marchas. O seu consumo é de10,9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. O valor é a partir de R$ 246.500.

Fama

Na hora de revender, os modelos a diesel são mais bem quistos devido a fama de econômico. No entanto, durante a apuração vimos que é possível consumir pouco com gasolina no tanque. Essa constatação pode ser música ao ouvido de quem não quer investir muito na diesel. Mas, vale a pesquisa. Algumas versões do mesmo modelo não tem tanta diferença no consumo, como Renegade. Já com o Compass e a SW4 é bem maior. Então, vale fazer o test-drive e buscar preços de revenda antes de decidir qual levar.

Flex/gasolina

1º Peugeot 2008

1.6 THP flex manual 6 marchas

Cidade: 12,5 km/l Estrada: 13,5 km/l

2º Suzuki Vitara

1.6 gasolina manual 5 marchas

Cidade: 12,2 km/l Estrada: 13 km/l

3º Jac t40

1.5 flex manual 5 marchas

Cidade: 11,9 km/l Estrada: 12,8 km/l

4º Honda WRV

1.5 flex cvt

Cidade: 11,7 km/l Estrada: 12,4 km/l

5º Ford Ecosport

1.5 flex manual 5 marchas

Cidade: 11.6 km/l Estrada: 13.1 km/l

6º Nissan Kicks

1.6 flex cvt

Cidade: 11,4 km/l Estrada: 13,7 km/l

7º Jac t5

1.5 flex manual 6 marchas

Cidade: 11,2 km/l Estrada: 13,2 km/l

8º Honda HR-V

1.8 flex cvt

Cidade: 11 km/l Estrada: 12,3km/l

9º Renault Duster

Cidade:11,1 km/l Estrada:11,4 km/l

10º Jeep Renegade

Cidade: 10,9 km/l Estrada: 12,3 km/l

Diesel

1º Land Rover Evoque

2.0 automático 9 marchas

Cidade: 11,9 km/l Estrada: 15.8 km/l

2º Mercedes GLC

2.1 automático 9 marchas

Cidade: 11,2 km/l Estrada: 14,9 km/l

3º Land Rover Discovery Sport

2.0 automático 9 marchas

Cidade: 10,9 km/l Estrada: 13 km/l

4º Mitsubishi Outlander

2.2 automático 6 marchas

Cidade: 10,8 km/l Estrada: 13,7 km/l

5º Volvo xc60

2.4 automático 6 marchas

Cidade: 9,8 km/l Estrada: 12,5 km/l

6º Jeep Compass

2.0 automático 9 marchas

Cidade: 9,8 km/l Estrada: 11,4 km/l

7º Jeep Renegade

2.0 automático 9 marchas

Cidade: 9,4 km/l Estrada: 11,5 km/l

8º Toyota sw4

2.8 automático 6 marchas

Cidade: 9,0 km/l Estrada: 10,5 km/l

9º Land Rover Discovery

Cidade: 8,7 km/l Estrada: 10,3 km/l

10º Mitsubishi Pajero

Cidade: 8,0 km/l Estrada: 9,6 km/l