Volvo inaugura sua primeira fábrica nos EUA

A nova fábrica iniciará no segundo semestre do ano a produção da segunda geração do novo S60

A Volvo Cars abriu sua primeira fábrica nos Estados Unidos, na cidade de Charleston, Carolina do Sul. Com isso, a marca se estabelece como uma fabricante de automóveis verdadeiramente global, com plantas em suas três principais regiões de vendas.
 
A instalação de uma linha de produção de última geração no país norte-americano segue a estratégia de produção global da Volvo Cars, "Build where you sell".
 
A primeira unidade da empresa nos Estados Unidos complementa suas duas fábricas de veículos e a unidade de produção de motores na Europa, das três plantas industriais e de motores na China, além das linhas de montagem na Índia e na Malásia.
 
A fábrica de Charleston iniciará em breve a produção do novo sedan esportivo S60, baseado na plataforma modular SPA. A partir de 2021, a unidade também construirá a próxima geração do utilitário esportivo XC90. Os carros feitos na fábrica serão destinados tanto ao mercado interno norte-americano quanto às exportações internacionais.
 
Volvo fábrica EUA
 
"A fábrica de Charleston estabelece os Estados Unidos como nosso terceiro mercado doméstico", disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. A Volvo Cars está investindo cerca de US$ 1,1 bilhão nessa operação fabril e criará cerca de 4.000 novos empregos na região de Charleston nos próximos anos. Aproximadamente 1.500 funcionários serão empregados até o final deste ano.
 
A nova instalação de Charleston inclui um prédio de escritórios para até 300 colaboradores de P&D, Compras, Qualidade e Vendas. A fábrica pode produzir 150.000 carros por ano. O local ocupa uma área total de 6,5 km² e o espaço do edifício cobre 213,7 mil m². A construção da instalação começou em 2015.
 
A empresa fabricará carros híbridos plug-in em todas as fábricas de automóveis do mundo. Em 2017, a Volvo Cars foi a primeira montadora mundial a anunciar sua estratégia de eletrificar sua gama total de modelos a partir de 2019.