Volkswagen vai fazer novo carro compacto

Nada oficial foi revelado, mas pode ser o substituto do Gol

A Volkswagen do Brasil é considerada para o desenvolvimento de um novo carro compacto mundial. A informação partiu do presidente do Grupo VW, Herbert Diess, que passou pelo Brasil no dia 14. O novo projeto deve substituir o Gol. Será um programa adicional ao plano atualmente em vigor, que vai até 2020 e já previa o investimento de R$ 7 bilhões no País.
 
Sendo assim, o novo modelo está fora da conta dos 20 lançamentos até 2020, dos quais dez já estão no mercado. Pela força que tem, é possível que o nome Gol permaneça. De acordo com reportagens dos jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo, Diess se reuniu com equipes de desenvolvimento, executivos e também representantes dos sindicatos dos metalúrgicos das três unidades em que a VW produz automóveis no Brasil: São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais. A escolha da fábrica para montar o novo modelo dependeria de acordos com trabalhadores e fornecedores regionais. 
 
Diess teria afirmado aos jornalistas presentes que a Volkswagen cogitou fechar uma dessas três unidades durante a crise e por isso em tese a capacidade produtiva da montadora se manterá nos atuais 800 mil carros por ano.