Volkswagen apresenta novo Polo GTI

Modelo dinamiza o segmento dos compactos pequenos com seu motor turbo de 200 cv

Um novo Volkswagen GTI (Gran Turismo Injection) está sendo lançado no mercado: o novo Polo GTI, com potência de 200 cv, câmbio automático DSG e velocidade máxima de 237 km/h. Pela primeira vez a Volkswagen terá três modelos GTI em sua linha de modelos: o up! GTI (115 cv), o Golf GTI (230 cv e 245 cv) e o novo Polo GTI. 

Uma característica de todos é a dinâmica perfeitamente equilibrada. Esse é o segredo da ideia do GTI - uma aliança de agilidade com alta potência, baixo peso, equipamento de rodagem conciso, mas confortável, tração dianteira com segurança e ótima ergonomia na posição dos assentos, por trás de um firme volante esportivo. Além dessas características há a simbologia GTI, tal como a típica faixa vermelha na grade do radiador e a lendária forração 'Clark' dos assentos, que tornam cada Volkswagen GTI único em sua categoria.

Em 2017, o Novo Polo GTI quebra a barreira simbólica dos 200 cv. Para acompanhar a alta performance do motor ele tem a suspensão esportiva de série e a suspensão Sport Select opcional. Graças à mudança para a Estratégia Modular Transversal (MQB) e à distância entre eixos e largura aumentadas, o novo Polo GTI é substancialmente mais espaçoso. O carro de cinco lugares tem também um porta-malas que vai de 305 a 1.079 litros - o anterior tinha porta-malas com capacidade de 204 a 952 litros.

A dianteira inclui para-choque diferenciado com defletor integrado e faróis de neblina de série. Também há um dos símbolos clássicos do GTI na dianteira: a faixa vermelha na grade do radiador. Um item exclusivo presente neste GTI são os faróis em LED opcionais com um aleta vermelha - estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador. 

O Polo GTI também pode ser identificado pelas típicas características GTI na traseira. Aqui, o preto também é um elemento de estilo: uma característica trazida do primeiro Golf GTI de 1976 para a nova era. O preto é usado em lugares como a área ao redor do vidro traseiro. Outras características GTI na traseira incluem um difusor preto com alto brilho e as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento integradas ao lado esquerdo. 

Cores

No Polo GTI há as clássicas branca, vermelha e preta. Além dessas, o Novo Polo também pode ser encomendado em cinza e azul. Um destaque em todos os GTIs é o interior customizado. Preto, vermelho, cinza e cromo dominam o visual interno. Tudo o que não é acentuado em vermelho, cinza ou cromo é sempre finalizado em preto.

Todo Novo Polo GTI tem quatro portas e é equipado com sistema de monitoramento de área Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, assim como o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão

Motorização

O Polo GTI tem motor de dois litros a gasolina com injeção direta e potência de 200 cv. Ele desenvolve 8 cv mais que o 1.8 TSI do modelo anterior (192 cv). Isso significa que, como o Golf GTI, o novo Polo GTI estará pela primeira vez na categoria dos 2 litros turbo. O motor de 1.984 cm³ tem taxa de compressão de 11,65:1. A unidade no GTI entrega sua potência máxima entre 4.400 e 6.000 rpm. Esse motor da terceira geração da série EA888 transmite seu torque máximo de 320 Nm às rodas dianteiras a baixas 1.500 rpm. Esse alto torque mantém-se constante até 4.400 rpm, dando ao motor do GTI uma curva de torque nada tradicional. Ela apresenta uma área superior extremamente esportiva. 

O novo motor do Polo GTI é lançado com câmbio de dupla embreagem (DSG) de seis marchas. Uma versão com câmbio manual de seis velocidades será lançada no ano que vem. O Polo GTI com DSG acelera até 100 km/h em 6,7 segundos. O mais potente Polo da atualidade atinge uma máxima de 237 km/h. Apesar da potência de 200 cv, o Polo GTI pode ser usado com muita economia, graças à sua eficiente tecnologia. O consumo combinado da versão DSG é 5,9 l/100 km (equivalendo a 134 g/km de CO2).