Volks investe R$ 20 milhões em Sala de Pintura

Inédita, o novo espaço da fábrica Anchieta possibilitará oferecer toda a gama de cores requerida pelos clientes do Novo Polo, Virtus e Saveiro

A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar uma Sala de Mistura de Tintas Automotivas inédita, que conta com a mais alta tecnologia, processos sustentáveis e segurança máxima. Com investimento de R$ 20 milhões, o novo espaço de 1.600 m², na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), possibilitará oferecer futuramente uma gama ainda mais variada de cores aos veículos da Marca.
 
"A Sala de Mistura de Tintas tem o que há de mais moderno em equipamentos e foi projetada com auxílio do software GaBi, que dimensiona os processos industriais mais ecológicos. E desta vez, ampliamos o uso dessa simulação virtual de forma inédita: também para definir o local onde a sala seria construída, levando em conta aspectos ambientais”, afirmou o Diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
 
A nova sala da Pintura, onde as tintas automotivas recebidas do fornecedor são preparadas para seguir para o processo produtivo, está alinhada ao programa global de sustentabilidade da Volkswagen “Think Blue. Factory.”, o qual estabelece que todas as fábricas da Marca Volkswagen no mundo devem melhorar seus indicadores ambientais.
 
Um exemplo de sustentabilidade, que também garante o alto nível de qualidade do processo, é o Sistema de Tratamento de Ar inédito nas unidades da Volkswagen na América do Sul. A cada 3 minutos todo ar da sala é trocado. Dentro da sala, o ar já é livre de impurezas, para manter a qualidade das tintas.
 
Outra solução que alia sustentabilidade e tecnologia é a Bacia de Contenção aérea a distância. Trata-se de uma iniciativa de prevenção desenvolvida pela Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil: caso ocorra um vazamento de tinta, o produto fica retido nesse reservatório, em um local abaixo do nível da sala. Dessa forma, não afeta o solo e nem tubulações da empresa.
 
Todo controle de umidade e temperatura da Sala de Mistura de Tintas é feito com gás ecológico (R410). A iluminação em LED e os motores de alto rendimento permitem economizar energia elétrica.
 
Para garantir a qualidade no aspecto de sujidade e segurança de acesso à nova sala, as entradas são controladas por meio de coletores eletrônicos de identificação, de forma que só pessoas autorizadas conseguem entrar.
 
A nova Sala de Mistura de Tintas também conta com o que há de mais moderno em termos de segurança, com sistemas que trabalham com inteligência eletrônica. E os ambientes são monitorados por detectores de temperatura de alta precisão e softwares desenvolvidos e homologados internacionalmente. Em caso de foco de incêndio, o sistema inteligente libera espuma biodegradável que “invade” o ambiente, combatendo o fogo sem poluir e nem deixar resíduos.