Tecnologia em alta na Fenatran

Confira algumas das novidades levadas para o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Não só de modelos novos de pesados está repleto o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), que se estende até o dia 20 de outubro, das 13h às 21h no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.. Muitas empresas estão com novidades também em equipamentos com foco em gerenciamento de veículos, economia de combustível e aumento da vida útil dos equipamentos, por exemplo. Confira os principais destaques abaixo:
 
 
Transmissão
 
A Allison Transmission apresenta o FuelSense 2.0 com o DynActive, que pode oferecer uma economia de combustível adicional de até 6% em relação ao original do FuelSense. Por meio de uma série de otimizações introduzidas em seu software, essa nova versão usa o sistema DynActive Shifting, o qual proporciona uma combinação infinitamente variável de pontos de trocas de marchas. Ele usa um algoritmo de aprendizado em tempo real que determina o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho. Disponível em três diferentes pacotes, o FuelSense 2.0 permite que as frotas otimizem a economia de combustível e ajustem o desempenho do veículo para suas necessidades específicas. 
 
Elas são indicadas para ônibus urbanos e escolares, coleta de resíduos, construção e distribuição. Os pacotes disponíveis são: FuelSense 2.0, FuelSense 2.0 Plus e FuelSense 2.0 Max. Todos incluem a tecnologia DynActive Shifting. Os pacotes FuelSense 2.0 Plus e Max incluem a função otimizada Auto Neutro (seleção automática da posição Neutro nas paradas). O FuelSense 2.0 Max também integra nas trocas de marchas o gerenciamento da taxa de aceleração do veículo.
 
Lubrificante
 
A marca Mobil está no seu estande com o Evolution: o primeiro lubrificante com API CK-4 no Brasil, voltado para motores a diesel. “Em comparação ao produto anterior, o Mobil Delvac Euro 5 (API CJ-4), o Mobil Delvac Evolution (API CK-4) traz 80% de melhora no controle de viscosidade em alta temperatura, 20% de melhora na proteção contra desgastes (50% a mais do que o requerido pela norma) e 50% de melhora na resistência a oxidação, o que garante maior vida útil do óleo”, explica Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil. 
 
Disponível na viscosidade 15W-40, com embalagem de 20 litros e tambor de 200 litros, atende e excede a performance exigida pelas principais montadoras do país. O produto ajuda a prevenir quebras de motores, reparos inesperados e tempo de inatividade, além de manter o equipamento em total condição de funcionamento e bom desempenho. 
 
Entre seus benefícios, favorece o controle de depósitos e borras, o que auxilia na redução de danos ao veículo, e ajuda a estender o período de troca, prolongando a vida útil do motor. O lançamento está disponível no mercado em duas viscosidades: 15W-40 (mineral) e 5W-30 (sintético), opções que atendem a exigência de 90% da frota de caminhões VUC. Os produtos podem ser encontrados em embalagens de um e de quatro litros.
 
Gestão
 
A Veltec, empresa voltada ao desenvolvimento de tecnologias para monitoramento de frotas com foco em redução de custos e prevenção de acidentes, levou o Vfleets. É uma plataforma para gestão e monitoramento diário dos veículos e indica os motoristas com performance onerosa durante todo o trajeto e os com maior probabilidade de se envolverem em acidentes, relatando as infrações que resultam no aumento de gastos para a companhia, seja no consumo elevado de combustível ou com atitudes que geram excessos de manutenções e, ainda, podem criar uma condução padronizada, visando economia e segurança em toda a operação.
 
O monitoramento da frota é feito por meio do Vbox, equipamento conectado à central eletrônica do veículo, que lê as informações pela interface OBD-II ou rede CAN e repassa-as para a plataforma Vfleets. Assim, as empresas acompanham se o motorista está realizando uma condução econômica e segura, através de gráficos e planilhas dinâmicas, que permitem uma visão panorâmica de todos os carros em operação.
 
O Vfleets exibe gráficos que indicam os motoristas com excessos de velocidade, veículos parados com o motor ligado, freadas, curvas e acelerações bruscas, colisões e impactos no veículo, tudo de forma simples e intuitiva. Com apenas 3 cliques o gestor consegue ir da informação macro ao detalhe da infração, descobrindo no mapa onde ela ocorreu, a duração do evento e qual o motorista responsável.
 
Atrelado a outras ferramentas, como o videomonitoramento da Veltec, é possível ampliar o controle e monitoramento, via imagem, permitindo averiguar responsabilidades em acidentes de trânsito ou possíveis desvios de cargas, um verdadeiro “Big Brother” dos motoristas.