Quando trocar um pneu?

Tipo de piso, clima, manutenção...tudo interfere na vida útil do equipamento. Você sabe o momento certo de comprar um novo?

O pneu está relacionado do desempenho e economia do automóvel a segurança na estrada, por isso atenção a esse item está em todos as matérias de autoserviço. E saber o momento certo para fazer a sua troca é essencial. O tipo de pneu (radial ou diagonal), o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de piso, o clima e a manutenção correta realizada, tudo é variável para a duração do pneu. Para ajudar a reconhecer o melhor momento para substituir está o TWI (Tread Wear Indicator) como aliado.

Checado em cada revisão, essa sigla representa ressaltos de borracha localizados nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, significa que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’ e interfere na segurança do veículo e se torna passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, explica Renato Baroli, diretor Comercial da Bridgestone.

Se for preciso comprar novos, o recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de maneira uniforme. O pneu adequado deve seguir as recomendações do manual do proprietário em termos de medidas de largura, altura e aro. Se o dinheiro tiver curto, o mínimo é um par de novos, que deve ser colocado no eixo traseiro, o qual é o maior responsável pela estabilidade do veículo.