Nissan Xmotion Concept estreia em Detroit

Com estrutura futurista e design inspirado em elementos japoneses, conceito é a estrela da marca em seu estande; veja fotos e vídeo

A Nissan revelou hoje o Xmotion concept. Visto pela primeira vez nesta edição de 2018 do Salão do Automóvel de Detroit, esse SUV compacto acomoda seis passageiros em três fileiras de bancos.
 
Suas rodas tem design inspirado em ferramentas mecânicas e os pneus para todo tipo de terreno se apresentam como um único elemento, com a banda de rodagem fisicamente laminada sobre as rodas de liga de alumínio de 21 polegadas. Outros itens do design externo incluem uma "caixa de teto" retrátil e os exclusivos faróis traseiros inspirados na arte japonesa de trabalho em madeira.
 
Já que as rodas e pneus foram posicionados nas extremidades da carroceria, o Xmotion concept permitiu a criação de um layout renovado para acomodar os passageiros, com configuração do tipo 4+2, com três fileiras de bancos individuais posicionados lado a lado.
 

Do lado de dentro, o assoalho apresenta a imagem de um rio, enquanto que o console central faz as vezes de ponte. Parte central do design interno, o console foi produzido por meio da técnica tradicional de arquitetura japonesa conhecida como kanawa tsugi, um tipo de carpintaria utilizada na construção de templos e santuários religiosos.

Já o design do painel de instrumentos é uma interpretação moderna da técnica tradicional de trabalho em madeira chamada de kigumi. A estrutura feita por meio desta técnica no painel e no console do Xmotion Concept lembra uma estrutura óssea robusta, transmitindo uma sensação de proteção e força.
 
 
O design interno do Xmotion concept também inclui um total de 7 displays digitais. Além das três telas principais, displays localizados à esquerda e à direita se estendem pela largura do painel de instrumentos. Também foi instalado um "espelho digital de ambiente" no teto e um display no console central.
 
Os displays e o sistema de infotainment podem ser controlados por gestos e movimentos oculares. O sistema de controles intuitivos e por comando de voz permite que o condutor se concentre apenas na direção, oferecendo acesso a uma série de informações de forma inteligente, fácil e segura.