Mercedes inicia testes com caminhão elétrico

Caminhão pesado para distribuição urbana, livre de emissões, pode entrar em produção em série a partir de 2021

A Mercedes-Benz Trucks está avançando no desenvolvimento de veículos elétricos. Em fevereiro, a marca iniciou os testes em clientes com o primeiro caminhão elétrico pesado, o eActros. Dez unidades, em duas versões (PBT de 18 ou 25 toneladas), serão entregues para transportadores que testarão sua praticidade e eficiência econômica no dia a dia, sob condições reais de uso. No longo prazo, o objetivo é a condução silenciosa e livre de emissões em ambientes urbanos, com caminhões produzidos em série para esta aplicação.
 
"Estamos repassando as versões de dois e três eixos de nosso caminhão elétrico pesado eActros para os clientes. Inicialmente, o foco será no transporte urbano de mercadorias e serviços de entregas. A autonomia necessária para isso está bem dentro do objetivo do eActros", informa Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.
 
1 ano de teste
 
"Desenvolvemos um veículo que foi configurado desde o início para a mobilidade elétrica. Em comparação com nosso protótipo, lançado em 2016, foram realizadas algumas alterações: o suprimento de energia agora é feito por onze pacotes de baterias e, sempre que possível, utilizamos componentes comprovados que já estão prontos para produção em série ou estão muito próximos disso", destaca Stefan. 
 
Para esse teste, foram selecionados transportadores que trabalham com diferentes aplicações, desde alimentos e materiais de construção até matérias-primas. Os eActros serão utilizados para operações que seriam realizadas por veículos com motor a diesel.
 
Os motoristas dos eActros foram treinados especialmente para trabalhar com os veículos. Os clientes vão testar os modelos por doze meses. Depois, os caminhões serão repassados a um segundo grupo, para mais doze meses de uso. "Isso nos permitirá satisfazer aos muitos pedidos que recebemos dos transportadores e ganhar um conhecimento ainda maior", diz Stefan. "Nosso objetivo é chegar à produção em série e à maturidade de mercado para uma linha de caminhões elétricos economicamente competitivos para operações de transporte pesado até 2021."
 
Mercedes-Benz eActros
 
Autonomia de até 200 km
 
A base do caminhão pesado elétrico Mercedes-Benz é fornecida pela estrutura do Actros. O sistema de propulsão conta com dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro. Esses motores têm refrigeração líquida e operam a uma voltagem nominal de 400 Volts. Esses propulsores geram 125 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.
 
A carga máxima permitida por eixo mantém-se nas convencionais 11,5 toneladas. A energia para uma autonomia de até 200 km é fornecida por duas baterias de íons de lítio com potência de 240 kWh, que também já foram utilizadas no ônibus da EvoBus. 
 
As baterias ficam em onze pacotes: três na área do chassi e os outros oito mais abaixo. Por razões de segurança, os pacotes de baterias são protegidos por compartimentos de aço. Numa eventual colisão, as montagens cedem e deformam, desviando assim a energia para longe das baterias sem danificá-las. As baterias de alta voltagem não fornecem energia apenas ao sistema de propulsão, mas ao veículo como um todo.
 
As baterias podem ser completamente recarregadas entre três e onze horas, assumindo uma capacidade de carga de 20 a 80 kW. O padrão de carga usado é o Combined Charging System, CCS. A rede de baixa voltagem de bordo consiste de duas baterias convencionais de 12 Volts, carregadas pelas baterias de alta voltagem por meio de um conversor. Isso garante que todas as funções importantes do veículo, como luzes, indicadores, freios, sistemas de suspensão a ar e sistemas da cabina se mantenham em operação, caso haja eventual ocorrência na rede de alta voltagem ou desligamento.
 
caminhao eletrico mercedes
 
Subsídios  
 
O desenvolvimento e testes dos caminhões elétricos pesados para distribuição fazem parte do projeto "Concept ELV²", que recebe fundos do Ministério Federal do Meio-Ambiente da Alemanha (BMUB) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi), com valor total de cerca de dez milhões de euros. As áreas cobertas pelo plano de financiamento são desenvolvimento, montagem e operação, o que inclui uso de altas voltagens (até 400 V), altas correntes (até 1000 A), tecnologia das baterias (preço, peso, durabilidade, vida útil, tempo de carga), autonomia e necessidades de energia, infraestrutura de carga e conceitos logísticos, exigências de segurança, viabilidade no verão e inverno, assim como questionamentos sobre a aceitação dos veículos pelos clientes.
 
A frota vai rodar até a metade de 2020. O objetivo é estabelecer as necessidades de energia para diversas aplicações, assim como a eficiência econômica dos caminhões elétricos e comparar o desempenho ambiental dos modelos inovadores com o de motores a diesel em uma Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment).  Os resultados do trabalho de pesquisa serão enviados aos clientes durante o teste, como forma de otimizar a operação, e serão publicados, dando aos potenciais transportadores a oportunidade de otimizar seus planejamentos de rotas ou desenvolver novos modelos de negócios para seus métodos de logística.