Honda aposta em robótica na CES 2018

O Conceito de Robótica 3E demonstra a visão da Honda para uma sociedade na qual a robótica e a inteligência artificial podem auxiliar as pessoas e expandir o potencial de suas vidas

A Honda revelou seu novo conceito de robótica 3E (Empower, Experience, Empathy, que, em tradução livre, corresponde a Capacitar, Vivenciar, Sentir Empatia) na CES 2018. Ele faz parte das principais áreas de foco da empresa nesta feira de tecnologia: robótica, mobilidade e gerenciamento de energia. A marca pretende avançar nesses campos por meio de uma plataforma de inovação aberta, promovendo a colaboração com parceiros que compartilham da mesma visão da marca. 
 
3E - Empower (Capacitar)
 
"Capacitar" representa o conceito da Honda de que a robótica e as pessoas podem trabalhar juntas alavancando, mutuamente, seus pontos fortes. A empresa demonstrou essa ideia com o 3E-D18, um conceito de rebocador autônomo off-road que utiliza inteligência artificial para auxiliar as pessoas numa ampla gama de atividades de trabalho.
 
3E-D18 Honda
 
Equipado com um sistema de motor e transmissão elétrico ou a gasolina, ele tem tração nas quatro rodas e pneus agressivos, praticamente indestrutíveis e sem ar, permitindo escalar quase qualquer obstáculo. Esse conceito tem o potencial de minimizar a exposição humana a ambientes perigosos e pode desempenhar tarefas domésticas demoradas.
 
Ele possui GPS e autonomia baseada em sensores, que são capazes de guiar a unidade em quase todos os ambientes. Seu tamanho pequeno o torna super manobrável e perfeito para uma variedade de ambientes.
 
3E - Experience (Vivenciar)
 
3E-C18 Honda
 
"Vivenciar" revela a ideia de que as pessoas e os dispositivos robóticos crescem juntos pela interação um com o outro, tornando a robótica ainda mais útil para as pessoas e sociedade como um todo. Esse conceito é demonstrado no 3E-C18, um conceito de compacto elétrico criado para servir como uma plataforma móvel de apoio às atividades de empreendedores, artistas e pessoas que buscam novas maneiras de criar valor para a sociedade.
 
Com um visual de carrinho, ela ainda oferece espaços para transporte de itens e uma cobertura acoplada a uma plataforma compacta, com função de direção. A plataforma base do conceito também pode ser equipada com um Mobile Power Pack, que liberará o robô de quaisquer restrições relacionadas ao tempo de carregamento.
 
3E - Empathy (Sentir Empatia)
 
3E-A18 Honda
 
"Sentir Empatia" revela o conceito de que dispositivos de robótica possuem podem alcançar a empatia mútua com as pessoas, ao mesmo tempo em que oferecem apoio para atividades humanas. Para concretizar esse conceito, a Honda aplicou a inteligência artificial ao dispositivo 3E-A18, que permite ao robô se comunicar e cooperar com as pessoas.
 
Ele pode servir de guia em locais de aglomeração de pessoas como aeroportos ou shopping centers. Além de comunicação verbal, realizada por câmeras e sensores integrados, é capaz de oferecer informações e cuidados, compreendendo as necessidades individuais das pessoas, analisando seus arredores e suas expressões.
 
Recarga
 
Em seu estande, a Honda também apresenta o Mobile Power Pack World, o qual demonstra como uma fonte de energia renovável pode ser utilizada para abastecer produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte, dispositivos digitais e aplicações domésticas. 
 
Power_Pack_Charge Honda
 
Como a geração de energia não necessariamente coincide com a demanda por energia, a Honda prevê aproveitar a energia excedente e armazená-la em baterias eficientes e portáteis. E isso se daria pelo Mobile Power Pack, que é uma bateria portátil, recarregável e intercambiável que pode ser utilizada como fonte de energia em diversas situações. Cada um deles possui uma saída de 1KWh ou mais, e vários pacotes de energia podem ser usados simultaneamente, possibilitando o uso do Power Pack como fonte de energia para motocicletas elétricas e produtos de mobilidade elétricos de pequeno porte. A utilização de baterias portáteis e substituíveis elimina os tempos de recarga atualmente associados aos veículos elétricos.
 
Para mostrar como ele se conecta à mobilidade pessoal diária, a Honda exibe a PCX Electric, uma scooter totalmente elétrica equipada com o motor elétrico exclusivo de alta performance da Honda e um pacote de energia móvel removível do Honda Mobile Power Pack, além do Conceito 4W-Vehicle, um veículo compacto e ágil baseado na Honda Pioneer 500 side-by-side. Equipado com entradas para dois Honda Mobile Power Packs em cada lado, este veículo de emissão zero permite mais diversão e menor impacto para o meio ambiente em várias ocasiões, incluindo situações off-road.