Ford leva caminhão semiautônomo à Fenatran

Lançamento previsto para os próximos anos, aponta a tendência de tecnologia já conhecida em automóveis para as funções de veículos de carga

Quem visitar a 21ª Fenatran, que abre as portas ao público nesta segunda (16), verá de perto o Ford Cargo Connect. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele é um caminhão com tecnologias semiautônomas e de conectividade. Focado em segurança veicular e produtividade, foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos. 
 
Entre seus equipamentos, vem com sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Na área da segurança, traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego e de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
 
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Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
 
Além dele, a marca expõe em seu estande a linha completa de pesados e também um “show truck”: um caminhão inteligente F-450 Super Duty Platinum, vendido nos Estados Unidos. Como indica o nome em inglês, o veículo é destinado a serviço pesado, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar. Com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, que gera mais de 440 cavalos, tem capacidade de tração de mais de 14.700 kg.
           
Seus recursos de segurança incluem sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam principalmente o engate de trailer. Também é equipado com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba. Na versão chassi-cabine, pode receber implementos como, por exemplo, guindaste para manutenção de redes elétricas.
 
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Curiosidade
 
No quesito acessórios, há o Boné Alerta, protótipo de um dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista para a prevenção de acidentes.
 
Criado no Brasil, o foco é na segurança nas estradas e bem-estar dos caminhoneiros. Com aparência de um boné comum, ele tem recursos inteligentes que ajudam o caminhoneiro a dirigir com mais segurança, alertando aos primeiros sinais de sono no volante. Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. 
 
Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.
 
Evento
 
A Fenatran é um salão destinado a empresários, frotistas, caminhoneiros e pessoas ligadas ao setor. Será aberto ao público nesta segunda-feira, dia 16, e funciona até dia 20 de outubro, na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.