Cruze 2018: sedan tecnológico e com pegada esportiva

Testamos o sedan da Chevrolet que já vendeu mais de 4 milhões de unidades no mundo

Testamos o modelo mais completo do Cruze 2018, o sedan da Chevrolet que já vendeu mais de 4 milhões de unidades no mundo. Desempenho, conforto, tecnologia e economia de combustível: esse quarteto fantástico faz parte dessa geração do veículo. O motor turbo, 1.4l, flex, gera 153 cv quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina e 24,5 kgfm de torque, sendo 90% disponível entre 1.500 e 5.000 rpm.

Em relação ao consumo de combustível, uma excelente notícia que seu bolso vai gostar: de acordo com o padrão do Inmetro, o Cruze tem consumo médio de gasolina de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com etanol, ele anda 7,6 km/l e 9,6 km/l. Estes números significam que o novo Cruze bebe menos que um Chevrolet Classic 1.0, por exemplo.

Nossa experiência de quatro dias com o sedan comprovou o conforto e economia. Na área urbana de Fortaleza, o Cruze se mostrou ágil, fácil de manobrar e com uma tocada esportiva empolgante. O motor, aliado a um câmbio automático de 6 velocidades deixou o desempenho do Cruze 1.4 bem mais interessante que o 1.8, de 144 cv, da geração anterior. A comodidade começa ao escolher a posição de dirigir. A visibilidade do condutor é muito boa, tanto frontal como nas laterais e na traseira.

Por dentro, o Cruze ficou mais espaçoso e recebeu um upgrade em materiais. O painel de instrumentos ganhou tela colorida de 4,2 na configuração LTZ e um computador de bordo acima da média do segmento, com diversas telas e informações como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente (na versão mais completa), entre outras. Outro ponto positivo é o volante multifuncional, que ajuda a controlar todos os sistemas de assistência, a maioria deles com poucos toques. Já o carregador de celular sem fio (LTZ 2) é uma ótima ideia, mas a tecnologia ainda fica restrita a aparelhos com sistema Android. Em relação a tecnologia são muitas atrações a bordo. Veja uma por uma.

OnStar

Com anos de experiência testada e aprovada ao redor do mundo, e agora disponível no Brasil, a tecnologia Onstar é exclusiva da Chevrolet que e oferece conectividade 24 horas por dia. Tudo com apenas um toque. Ao se conectar com Onstar, um atendente ajudará com direções, descoberta de pontos de interesse, notícias ou informações em tempo real, conexão a serviços de assistência em casos de emergência e recuperação de seu veículo, em caso de roubo ou furto. Tudo para ajudar a organizar e facilitar seu dia a dia, trazendo mais tranquilidade enquanto você está na direção. Um toque no botão em seu retrovisor ou no aplicativo do Onstar em seu celular mudará para sempre a sua experiência dentro de um Chevrolet e claro, no Cruze.

Easy Park

Que tal um carro para estacionar sozinho? Com a tecnologia Easy Park, no Cruze, isso é possível. Fazer baliza e suar para estacionar nunca mais, o carro da Chevrolet faz isso para o motorista. Outra faceta de carro autônomo que existe no Cruze é o Assistente de Permanência em faixa, que mantém o carro dentro das linhas (quando elas são visíveis).

MyLink

Outro item fantástico é o sistema de multimídia Chevrolet MyLink. Com o reconhecimento do usuário pela voz, é possível acessar diversas informações, a exemplo de emissoras de rádio, determinada música para ser ouvida e o acesso aos comandos do sistema de navegação.

Segurança a bordo

Quando o quesito é segurança são muitos diferenciais no Cruze. Ele tem sensor por todos os lados... literalmente! Alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal e assistente de permanência na faixa. Além disso, alerta de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade e tração.

Airbags? Na versão top que avaliamos temos airbags frontais, laterais e de cortina. E mais, sensores de luz, de chuva e de obstáculos (dianteiro e traseiro), faróis com LEDs diurnos, chave presencial com partida do motor por botão e acionamento remoto, espelhos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, GPS, rodas de liga escurecidas e cromados na grade e nas maçanetas. Há ainda o pacote High-Tech, que adiciona os equipamentos mais sofisticados da linha Cruze.

Quem optar pelo modelo top de linha terá ajustes elétricos no banco do motorista, faróis altos automáticos, alertas de ponto cego e de colisão frontal, assistente de estacionamento (manobra o carro), carregador de celular sem fio (Wireless) e assistente de permanência em faixa, que corrige o volante sozinho para manter o carro centralizado na pista.

Com este sedan você consegue ter acesso a informações e entretenimento usando a voz através do Android Auto e do Apple CarPlay, otimizar a eficiência do motor com o sistema Stop/Start e até mesmo estacionar sem usar as mãos com a ajuda do Easy Park.

É muita tecnologia, conforto e diferenciais de segurança. Combinados com a excelente performance desse motor, o Cruze está mais que aprovado. É um legítimo sedan com espírito esportivo e coração tecnológico.

Ficha Técnica
Motor: 1.4 l, flex, turbo
Potência: 150 cv (gasolina)/153 cv (etanol)
Câmbio: Automático, seis velocidades
Preços: De 93.990 a R$ 115.490

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
Logo GM Chevrolet