Obras de arte sobre rodas

Artista plástico cearense Ivo Farias tem na pintura dos carros antigos e modernos sua especialidade

Publicitário e artista plástico, Ivo se realiza com sua pintura hiper-realista. Tudo começou aos 11 anos, quando desenhava o que via em grafite sobre papel - primeiro paisagens, depois, claro, os carros.

Mas foi a partir de 2011 que iniciou os experimentos com carros em óleo sobre madeira (mdf) e depois óleo e acrílica sobre tela. Após muitos estudos e a aprovação do resultado com amigos e clientes, focou nos veículos em óleo/acrílica sobre tela, em um tamanho padrão 90cm de base x 60 cm de altura.

Sua primeira obra, ainda em óleo sobre madeira, foi um carro antigo, um bel air. Já em óleo sobre tela, a obra inicial foi um opala 1988.

3

 

Seu processo artístico tem início com uma foto do veículo - e pode ser qualquer modelo, ano, carro, caminhão, moto ou ônibus. Tanto os antigos como os mais modernos. Depois da foto, ele passa para o computador, que faz a leitura e começa a estudar cada detalhe e ângulo. A partir daí, vai para a tela, onde faz o primeiro esboço à lápis, ressaltando cada detalhe, parafusos, lanternagens, rodas e pneus. Daí pegas as tintas e pincel para a pintura propriamente dita. "todo esse processo leva de 20 a 30 dias para ser finalizado", explica o artista. "mas com disciplina o mais difícil dos objetivos pode ser alcançado".

Isso quer dizer que Ivo topa qualquer desafio para passar o veículo para as telas. Ele diz que determinados veículos dão mais trabalho, em função dos detalhes. É o caso de caminhões e dos carros antigos da década de 20. Em relação aos preços o artista informa que varia de acordo com o projeto, veículo e tamanho da tela. Mas no caso do tamanho padrão (90cm x 60cm), tem valores a partir de r$ 1.200, sob encomenda.

Entre as influências, cita o italiano leonardo davinci, um exímio desenhista e o pintor norte-americano jackson pollock, expressionista abstrato. Aliás, Ivo não se resume aos carros, tem temas abstratos, pop art e paisagens também. Inquieto como todo artista, tem projetos na manga: "de locomotivas antigas, carros híbridos e elétricos e também de esportivos contemporâneos". E se prepara ano que vem para levar sua arte para portugal e frança, onde tem uma irmã que mora em dijon. Suas obras de arte sobre rodas vão encantar a Europa.

4

Alguns temas:

Mercedes-Benz 1927 - Óleo sobre tela, 90x60cm (2012)

Ford a 1929 - Óleo e acrílica sobre tela (2013)

Chevrolet Ber Air 1955 - Óleo e Acrílica sobre tela

Chevrolet Opala Diplomata Cupê 1980 - Óleo sobre tela

Ferrari F12 Berlinetta 2012 - Óleo sobre tela (2012)

Jipe 1941 - Óleo sobre Mdf

Fonte: Ateliê Ivo Farias

Mais informações:

Contatos com o artista Ivo Farias

Instagram: ivo_farias_farias_atelie

http://ivofariasatelie.blogspot.com

E-mail: ivofarias@hotmail.Com

Fone: (85) 99960.3303