New Fiesta mais tecno

Agora o Sync 1 está disponível desde a básica SE. Além disso, linha 2018 está mais recheada de série e família ganha a versão EcoBoost Style

Aos 45 minutos do segundo semestre, a montadora Ford lança mais uma renovação ainda para este ano: o New Fiesta 2018. Nenhuma versão foi poupada, todas carregam mais equipamentos de série e mudanças na dianteira. A frente combina elementos de luz e sombra, com a grade mais realçada pelos "diamantes" em pintura prata ou cromado (na Titanium), fazendo contraste com as colmeias em preto. Os faróis de neblina ficaram mais verticais e, inclusive, estão desde a de entrada SE. E quando falamos da top, ainda tem a luz diurna nos faróis em LED.

Na lateral, as rodas têm novo desenho em cada um dos modelos: aço com 15" e calotas integradas na SE, liga leve com 15" na SEL e liga leve com 16" nas versões Style e Titanium. Atrás, o modelo ganhou um detalhe a mais: um aplique de treliças no para-choque. Na top, as lanternas receberam uma assinatura em LED.

Por dentro, o apoio de cabeça teve o ângulo reposicionado e os bancos receberam novo tecido ou parcial de couro (no caso da Titanium). Em itens, o destaque vai para a central Sync 3 de tela touch de 6,5" compatível com Apple CarPlay e Android Auto, conta com duas entradas USB iluminadas e energizadas.

Na prática

A básica SE ganhou a central Sync 1, com tela de 3,5" polegadas, comandos de voz para celular e áudio, sistema AppLink para acesso a aplicativos e Assistência de Emergência. Porém, o sistema de navegação presente na top de linha fez muita falta no trânsito paulistano. Tirando isso, o propulsor 1.6 flex foi bem nas retas e ultrapassagens.

Da estrada, seguimos para o Campo de Prova da Ford, localizado em Tatuí. Lá, troquei de versão e, na pista arenosa, botei a prova o controle de estabilidade e tração no slalom, que mostrou ser muito eficaz corrigindo o carro o qual, devido a velocidade, queria sair na curva. Dentro da Titanium ainda deu tempo testar o reconhecimento de voz. Apesar de longo o caminho para colocar o endereço no navegador, o percurso foi bem fácil percorrer. Inclusive com auxílio do próprio sistema, bem explicativo.

Extra

Além das três versões, no total são oito configurações disponíveis. A SE tem o pacote Style, o qual traz a mais as rodas de liga leve de 16" e acabamento em preto na grade, nos retrovisores (com indicador de direção) e na moldura do farol de neblina. Na Plus AT, além da transmissão sequencial de seis marchas, vem com central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas, vidros elétricos traseiros e fechamento global. Os dois também vêm com controle de estabilidade/tração e assistente de partida em rampa.

Já com a SEL, tem a opção com acréscimo apenas do câmbio sequencial ou a novíssima versão EcoBoost com o motor turbo 1.0 movido apenas a gasolina e também com essa mesma transmissão. Fora a diferente motorização, tem ainda rodas de liga leve de 16", grade, retrovisores e moldura do farol de neblina com acabamento em preto exclusivo.

Para a Titanium, apenas um extra: o Plus, com acesso sem chave, botão de partida, bancos de couro, sete airbags, sensor de chuva, acendimento automáticos dos faróis e espelho retrovisor eletrocrômico.

Chegada

O modelo começa a ser vendido e ser disponibilizado para test-drive a partir o próximo mês nas redes de concessionárias. Ele será oferecido em seis cores: as perolizadas vermelho, azul e preto, a metálica prata e as sólidas vermelho e branco. O seu preço é a partir de R$ 56.690.

Versões

SE

Direção elétrica
Calota integrada 15"
Computador de bordo
Retrovisores externos elétricos
Alarme volumétrico
Faróis com máscara negra
Isofix
Trava elétrica das portas com controle remoto
+ Faróis de neblina
+ Sensor de estacionamento traseiro
+ Sync 1 com assistente de emergência e applink

SEL

Roda de liga leve aro 15"
Assistente de partida em rampa
Controle de estabilidade e tração
Vidro elétrico traseiro
Ar condicionado digital
+ Sync 3 com tela de 6,5" compatível com Android Auto e Apple Car Play

Titanium

Rodas de liga leve 16"
Faróis cromados
Piloto automático
Câmbio sequencial de seis marchas
+ Câmera de ré
+ Banco parcial em couro
+ Faróis com luz diurna em LED
+ Lanterna parcial em LED
+ Sync 3 com navegação

Fonte: Ford Brasil

Ficha técnica

Motor: 1.6 litros / 1.0 EcoBoost
Potência: 125, 2 cv (g) e 127,6cv (e) a 6500 rpm / 125 cv a 6000 rpm
Torque: 154,7 Nm a 4250 rpm (g) e 150 Nm a 5000 rpm (e) / 170 Nm a 1400 - 4500 rpm
Câmbio: manual ou sequencial
Consumo (km/l): 12 (g) e 8,2 (e) na cidade e 14,6 (g) e 10 na estrada / 12,1 (cidade) e 14,9 (estrada)

Preços:

SE - R$ 56.690
SE Style - R$ 59.590
SE Plus AT - R$ 62.390
SEL - R$ 61.090
SEL AT - R$ 65.390
SEL Style EcoBoost -R$ 69.790
Titanium - R$ 71.190
Titanium Plus - R$ 75.190

*A repórter viajou a Tatuí (SP) a convite da Ford