Mercedes anuncia destaques do IAA 2018

Legenda: A eSprinter e o eVito serão oferecidos inicialmente apenas no mercado europeu. Modelos serão apresentados no Salão de Veículos Comerciais de Hannover

Para o Salão de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), que será realizado em setembro entre os dias 20 e 27 na Alemanha, a Mercedes está preparada para apresentar os modelos totalmente elétricos, como o ônibus urbano eCitaro. Ainda em pesados, o destaque também fica para eSprinter. Ela será oferecida inicialmente como furgão na versão teto alto e PBT de 3.500 kg.

Com uma capacidade instalada de bateria de 55 kWh, a autonomia prevista fica em torno de 150 km, com carga útil máxima de 900 kg. A segunda opção de bateria permite aos clientes estabelecer outras prioridades quanto aos parâmetros de uso. Três baterias com capacidade de 41 kWh disponibilizam uma autonomia em torno de 115 km. Por outro lado, a carga útil máxima aumenta cerca de 140 kg, para aproximadamente 1.040 kg.

A sua previsão é ter sua comercialização logo no próximo ano, infelizmente, por enquanto, apenas no mercado europeu.

E outro que vai demorar para chegar também por aqui no Brasil será o eVito, também destaque no próximo IAA.

Com bateria instalada com capacidade de 41 kWh, disponibiliza uma autonomia de cerca de 150 km. Mesmo quando as condições são desfavoráveis, o cliente ainda tem uma autonomia de 100 km. A autonomia total é restaurada após seis horas de carga.

A propulsão por energia elétrica alimentada por bateria gera 84 kW e até 300 Nm de torque, estando customizada para ciclo urbano. A máxima pode ser adequada conforme a utilização. Se for operado na cidade, uma velocidade máxima de 80 km/h conserva a energia e aumenta a autonomia. De maneira alternativa, pode ser configurada para uma velocidade de até 120 km/h.

Essa van de porte médio oferece duas opções de entre-eixos. A versão básica tem uma distância total de 5.140 milímetros e uma carga útil máxima de 1.073 kg. A versão extra-longa atinge 5.370 milímetros. O PBT máximo é de 3.200 kg. A posição da bateria também garante excelente flexibilidade, com um volume de carga entre 6,0 e 6,6 m3. As unidades de armazenamento de energia estão localizadas embaixo do veículo e não limitam o espaço de carga.

A marca ainda levará o conceito Sprinter F-CELL, como exemplo de motorhome semi-integrado, para demonstrar os benefícios da célula de combustível. A combinação da bateria e célula de combustível possibilita potência elétrica de cerca de 147 kW e 350 Nm de torque. Os três reservatórios na subestrutura armazenam um total de 4,5 kg de hidrogênio, o que leva a uma autonomia de cerca de 300 km, podendo elevar para 530km com reservatório extra.

Essas são apenas algumas das novidades reservadas ao evento, a marca promete lotar o estande com muita tecnologia.