Mais de uma década de parceria forte

Há 15 anos, a Zenir é fiel a marca Mercedes em sua frota de caminhões, da compra a revisão. Conheça a história

A parceria Zenir e Mercedes é de longa data. São 15 anos lado a lado, desde o primeiro caminhão comprado em 2003 pela empresa até toda a frota renovada em 2014. Sempre foi Mercedes.

O seu início foi em Iguatu, no interior do Ceará, a 366km de Fortaleza. A primeira loja tinha 80 m² e três funcionários, agora são 50 e mais de 2000 colaboradores, entre estabelecimentos e administração. Junto a esse crescimento, veio a frota que, atualmente, entre leves e semi-pesados, contam com 100 veículos da marca alemã.

A referência da Mercedes foi o que atraiu a empresa aos caminhões da marca e o atendimento foi o que fez permanecer essa parceria. "Pelo pessoal que trabalha na Ceará Diesel, por todos os colaboradores do atendimento ao serviço. É uma parceria que tem dado certo e vai dar certo para sempre. São as minhas considerações", destaca José Alves de Oliveira, conhecido como "Zenir".

A maioria é do tipo leve Accelo 815 UP5 topo de linha, que conta com propulsor de 4.8 litros de 156 cv e torque máximo de 580Nm, com câmbio mecânico. Eles são usados para as entregas das 50 lojas. Desse total, contam com 14 na capital e região metropolitana, no entanto a maior está localizada onde tudo começou: em Iguatu. Há pelo menos uma unidade por estabelecimento. Por curiosidade, são feitas 30 a 40 entregas por caminhão diariamente. A expectativa é reformar neste ano várias revendas e abrir novas dez lojas até 2020, sendo 2 ainda em 2018. Ou seja, novos caminhões serão adquiridos em breve na Mercedes.

A frota também conta com o semipesado topo de linha Atego 2426 UP8. O motor é o 7.2 litros de 256 cv e torque máximo de 900 Nm com transmissão manual. Ele é destinado para levar os produtos dos centros de distribuições, localizados em Fortaleza e em Iguatu, fora um menor em Juazeiro do Norte, para abastecer o estoque das lojas.

Renovação

A cada cinco anos já costumavam fazer a troca dos veículos. No entanto, em 2014, resolveram padronizar e fazer a renovação independente do tempo de uso, para todos terem mesmo desgaste e padrão de qualidade para todos os motoristas, como o ar-condicionado do pequeno ao grande porte. "A gente faz questão de estar sempre com uma frota nova de caminhões por questão de segurança, o risco fica bem menor. Cobramos também de nossos motoristas andar na velocidade permitida da pista", destaca Zenir.

Ano que vem é ano de troca e os seus usados são mais que bem-vindos no mercado de seminovos. Até porque mantem em dia todas as revisões e deixam só um motorista por caminhão, não há rodízios de pessoas ao volante. Assim, o zelo é maior. "Quando a gente vai vender, dá briga, por ser tão bem conservado", brinca.

"Os caminhões rodam pouco, são muito bem cuidados e tem boa aceitação na revenda. Além disso, todos são topo de linha, com direção e retrovisor elétrico e regulagem do volante. Ele tem visão de cuidar do motorista", completa Varela.

Homenagem

Essa ligação forte está presente no trabalho árduo das entregas e das revisões periódicas e também nas conquistas. No último mês, quando o empresário Zenir foi homenageado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, o diretor da Ceará Diesel, autorizada de pesados da Mercedes, André Varela, fez questão de estar presente e garantir uma cadeira para aplaudir esse momento. "Zenir é muito simples e isso irradia uma força muito grande. Ele é cuidadoso com todos, funcionários, fornecedores, clientes, amigos e familiares. Todos. Ele fala com o coração e demonstra isso com o olhar. A gente sente que todos gostam dele", destaca Varela.

Durante a ocasião, a emoção estava nítida e refletia nos olhos de Zenir. "Foi uma alegria muito grande receber esse troféu Clóvis Rolim, de uma família que é respeitada aqui em nosso Estado. O Clóvis Rolim foi um empresário reconhecido nacionalmente pelo trabalho, humildade e simplicidade", pontua Zenir.

E assim como a Ceará Diesel parabenizou Zenir por esse momento, tanto pessoalmente como publicamente por meio de dois grandes anúncios, ele celebra o aniversário de duas décadas da concessionária.

"A Zenir Imóveis está muito feliz com essa parceria. Trabalhamos muito em parcerias. E quero parabenizar pelos 20 anos da Ceará Diesel, que tem uma responsabilidade social grande de geração de empregos. A parceria tem dado certo e dará por muitos anos", diz.