Linha 2019 da família Ford Ka chega "sem embreagem"

Cambio automático e o novo motor 1.5 de três cilindros são as grandes novidades. Gama ainda recebeu um facelift

A aposta forte agora das marcas de alto volume é dispor de versões “sem embreagem” aos modelos de entrada. E não estou falando de câmbios automatizados e, sim, automáticos de fato. Quem entrou nessa onda foi a Ford com a linha 2019 do Ka. 

Fora o motor 1.0 e 1.5 litros combinados ao mecânico de cinco velocidades, agora o 1.5 também pode vir associado ao automático de seis marchas, que conta com a possibilidade de trocas manuais na alavanca da transmissão. Segundo a marca, houve mudanças também no câmbio manual, com uma melhora no nível de ruído e com a primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização.

> FreeStyle: toque de aventureiro ao Ka 

E uma ressalva: este 1.5 flex não é mais aquele anterior de quatro cilindros. É um novo de três cilindros, o mesmo do novo EcoSport, de até 136cv de potência, produzido na fábrica de Taubaté da Ford.

Na configuração hatch, manual, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. O seu consumo na cidade é 8,4 e 12,9 km/l, na estrada é de 10,3 e 14,8 km/l. Sendo automático, a aceleração é em 10,6 segundos e o consumo é 7,8 e 11,0 km/l na cidade e 10,1 e 14,2 km/l no ciclo rodoviário. Essas medidas são quando abastecidos com etanol e gasolina respectivamente.

No quesito dirigibilidade, direção elétrica suave na medida, baixo ruído interno e sem trepidações no volante. Porém, senti a arrancada demorada. Na ultrapassagem na subida, com o motor 1.5 automático, custou a corresponder ao pisar no acelerador, comparado a outros modelos da concorrência, mas a frenagem foi de imediata.

Visual

A principal mudança está no novo para-choque com um elemento gráfico em “C” nas laterais, que incorporam os faróis de neblina de série a partir da versão SE Plus, e na nova grade trapezoidal em colmeia no hatch. No interior, o teto mais claro é combinado ao habitáculo todo em preto, do console aos bancos, que vem em tecido ou couro, no caso da top.

Falando em itens de série, a versão de entrada S (hatch) e SE (sedan) vem com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, isofix, trava e vidro dianteiro elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e rodas de aço com calotas integradas de 14”. No caso do sedan, conta ainda com rádio e suporte para celular.

Da relação, uma curiosidade é que a SEL ficou exclusiva ao sedan, que conta com rodas de liga leve aro 15, seis airbags, seta no retrovisor, assistente de partida em rampa, câmera de ré e controle de estabilidade e tração. Ela é equiparada com a nova FreeStyle, detalhada na página 4.

Fechando o leque, ambas as configurações receberam agora uma nova top: a Titanium, como no New Fiesta. Ela vem com o diferencial dos assentos em couro e partida sem chave.

Quanto às cores da carroceria, são seis opções. O vermelho é o único tom não cobrado à parte. Para o branco sólido é preciso desembolsar R$ 550 e para os perolizados preto e cinza (duas opções) e o metálico prata é preciso colocar a mais no orçamento R$ 1.350.

Os modelos já começaram a ser distribuídos para as concessionárias. O hatch parte de R$ 45.490 com motor 1.0 manual e o sedan de R$ 49.490, com a mesma combinação.

*A editora interina foi a Gramado (RS) a convite da Ford

Ficha técnica

1.0 flex

Potência: 80 cv (G) e 85 cv de 6300 até 6500 rpm
Torque máximo: 100 Nm a 3500 rpm (G) e 105 Nm a 4500 rpm (E)
Transmissão: manual de cinco velocidades
Porta-malas: 257 litros (hatch) e 445 litros (sedan)

Versões/Preços:

S Hatch - R$ 45.490

SE Hatch - R$ 45.990
SE Sedan - R$ 49.490
SE Plus Hatch - R$ 48.490
SE Plus Sedan - R$ 51.990

Fonte: Ford Brasil

1.5 flex

Potência: 128 cv (G) e 136 cv de 6500 rpm
Torque máximo: 150 Nm a 3500 - 5000 rpm (G) e a 3000 - 6000 rpm (E)
Transmissão: automática de 6 marchas ou manual de 5 marchas
Versões/Preços:

Hatch:

SE MT - R$ 51.990 / AT - R$ 56.490
SE Plus MT - R$ 54.490 / AT - 58.990
Titanium AT - R$ 68.990

Sedan:

SE MT - R$55.490 / AT - R$ 59.990
SE Plus MT - R$ 57.990 / AT - 62.490
SEL Sedan MT - R$ 65.990

Titanium AT - R$ 70.990

*A editora interina foi a Gramado (RS) a convite da Ford