Jaguar F-Type liberado na pista

Com exclusividade para o Ceará, o Caderno Auto foi pisar fundo na nova versão de 300 cv da família em Interlagos

Previsto para ser lançado nos primeiros meses deste ano, a Jaguar compensou a demora do F-Type 2.0 turbo ao mercado brasileiro da melhor maneira: liberando o modelo em Interlagos para pisar sem medidas, sem cones ou chicanes.

Já havia testado esta versão com o novo motor Ingenium turbo de 300cv combinado ao câmbio automático de oito velocidades na Noruega, no segundo semestre do ano passado. Porém, apenas agora foi possível, de fato, pisar fundo, sem receios em ter fotossensores ou animais surpresas na pista.

E pode apostar que não poupei o acelerador. Mas, quando pensava que poderia arrancar a máxima de 250km/h na longa reta do autódromo, a sua pista pareceu não ser suficiente para atingir essa marca. Nem os pilotos, com sua vasta experiência em competições, conseguiram.

Eles chegaram a uma média de 220km/h. Eu, em plena estreia no Autódromo José Carlos Pace, enquanto aprendia durante as três voltas liberadas sobre as suas curvas e malícias, fui até 182km/h, com sede de mais.

A bordo do coupé, diante do conforto na pilotagem, do baixo ruído interno e da excelente estabilidade nas curvas, o veículo parecia estar em baixa velocidade, mesmo com o mostrador do painel de instrumentos apontando acima dos 100 km/h.

Mesmo o desempenho sendo o foco, a condução é suave, ainda que tenha a aceleração valente de 5,7 segundos. A sua posição de sentar não tão rente ao chão, como costuma ser os demais esportivos, aliada a uma boa pegada ao volante, dá a ele a atribuição de um conforto típico do sedan. Isso permite cogitar até pegar uma estrada para viajar. O porta-malas de até 201 litros no conversível e de 408 litros do coupê, maior que muito hatch, ajudam nesse quesito.

E ainda que a sua família tenha duas opções mais potentes, o V6 de 380cv e o V8 de 575cv, o F-type de 300cv dá conta do recado na brincadeira e ainda tem o "plus" de ser abaixo dos R$ 350 mil. Os outros dois custam acima dos R$400 mil e dos R$ 700 mil, respectivamente.

Design

Independente da versão, toda a linha 2019 ganha para-choque dianteiro redesenhado, novos faróis em LED. Nesta versão de lançamento especificamente, há uma saída de escape única central, diferente dos escapes quádruplos dos modelos V6 e V8. O modelo é equipado no Brasil com rodas de liga leve padrão de 20 polegadas, porém há 12 opções de 19 a 20 polegadas.

Por dentro, outras 12 possibilidades de acabamento e, para complementar a sua versatilidade, mais 12 cores externas de opção na carrocerias.

De equipamentos, o modelo vem com câmera de ré, coluna de direção com ajuste elétrico, aerofólio elétrico, ar-condicionado de duas zonas, pedaleira em alumínio, entrada sem chave, monitoramento de ponto cego, sistema de frenagem autônoma de emergência e sensor de tráfego reverso, o qual utiliza a câmera para manter o motorista informado sobre o limite de velocidade - incluindo limites temporários aplicáveis em obras na estrada, por exemplo. No coupé, ainda tem o adicional do teto solar panorâmico fixo.

O modelo já está disponível nas concessionária. No coupé, o preço é de R$ 339.929. Já no estilo conversível, é oferecido por R$ 346.144.

Ficha técnica

Motor: 2.0 turbo
Potência: 300 cv a 5.500 rpm
Torque máximo: 400 Nm a 1.500 - 4.500 rpm
0 - 100km/h: 5,7 segundos
80 - 120km/h (manual na 5ª marcha) e 50 - 75km/h (manual na 5ª marchas): 3,7 segundos
Velocidade máxima: 250km/h
Porta-malas: 207 litros (conversível) /408 litros (coupé sem porta-objetos)

Preço:

Coupé - R$ 339.929
Cabrio - R$ 346.144

Fonte: Jaguar

*A editora interina foi a São Paulo (SP) a convite da Jaguar