Expedição Nissan pelo Brasil

Projeto, que passará por diferentes estados do Brasil para chegar aos primórdios, teve sua primeira etapa em MG

Um super projeto reuniu jornalistas brasileiros para buscar os primórdios de nosso País. "Expedição Nissan: À procura do início do Brasil" vai ajudar a divulgar os principais sítios de arte rupestre brasileiros e teve seu início em Minas Gerais.

Os convidados pela Nissan entraram em uma "máquina do tempo" e fizeram uma volta de mais de 10 mil anos ao visitar alguns dos locais de Minas Gerais que estão entre os mais antigos e importantes do mundo.

Nessa primeira etapa, uma frota de picapes Nissan Frontier percorreu estradas e caminhos off-road da região da Serra do Cipó e do Parque Estadual do Sumidouro. Nos próximos meses será a vez de outros estados do Brasil, como Piauí.

Para chegar aos destinos de cada etapa, o grupo de expedicionários conduziu a nova picape Frontier, modelo que começou a ser vendido no mercado brasileiro em março deste ano. Além da modernidade, do design totalmente novo e robusto, a peça-chave da 12ª geração da Nissan Frontier é a estrutura ainda mais resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo que é mais leve e eficiente. Com oito barras transversais, conta com um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo "C". Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria. A suspensão dela é o resultado do excelente trabalho da engenharia da marca.

Mas a Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, enquanto itens inéditos para o modelo estão a serviço do condutor. Entre eles, o Controle Automático de Descida (HDC) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa (HSA). Ambos sistemas atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar descidas íngremes ou saídas do carro da imobilidade em subidas.

A picape está disponível na versão cabine dupla com tração 4x4 e é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo.

Nas Trilhas

No trajeto, a gruta da Luzia e as inscrições rupestres da gruta da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro. Os aventureiros também fizeram o plantio de mudas de Ipê Amarelo no "Abrigo da Samambaia", que fica no caminho para o museu Peter Lund.

No primeiro dia os aventureiros da expedição puderam conhecer de perto o crânio da Luzia. Trata-se do fóssil humano ("Homo Sapiens") mais antigo encontrado na América - a estimativa é que tenha entre 12.500 a 13 mil anos. O fóssil pertenceu a uma mulher de 20 anos de idade, segundo pesquisas. O nome foi dado pelo biólogo Walter Alves Neves.

As 15 picapes da frota seguiram para a trilha do Sumidouro, que começa na Casa Fernão Dias e passa pelo marco histórico "Cruz do Pai Mané". Lá, os aventureiros estiveram no mirante da lagoa do Sumidouro, onde é possível visualizar toda a região de entorno. Em seguida, seguiram para o paredão da lapa do Sumidouro, que tem pinturas rupestres de milhares de anos.

A segunda etapa da Expedição está prevista para o estado do Piauí, no Nordeste brasileiro. Vamo cobrir e mostrar tudo para você.

Nissan Frontier

Picape Frontier supera todos os obstáculos para chegar aos principais sítios de arte rupestre do País; primeira etapa em Minas Gerais; a segunda etapa vai acontecer no Nordeste, no Piauí, prevista para novembro

Ficha técnica

Motor: 2.3 litros, biturbo, diesel
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 46 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão: automática, sete velocidades
Tração: integral 4x4
Capacidade caçamba: 805 litros
Preços/versão: R$ 150.900

Fonte: Fort Nissan

Mais informações

Fort Nissan. End.: Av. Santos Dumont, 7580. Fone: 3307-7600

Nissan Jangada. End.: Av. Júlio Ventura, 200 Fone: (85) 3306-8686