Detroit abre calendário de eventos automotivos

Salão americano aposta ainda nas picapes, esportivos e sedans e tem lançamentos que vêm para o Brasil

A gelada Detroit é palco todo início de ano do North American Auto Show. Cidade ícone dos veículos nos anos 70 e 80, Detroit mantém o único salão internacional do automóvel anual. Mas, será que o evento mantém a mesma relevância? Prossiga na leitura e descubra.

A grande maioria dos lançamentos de Detroit são de carros que ainda acompanham tendências atuais: SUVs, picapes imensas, reestilizações de modelos. Ainda assim, empresas anfitriãs como Ford e GM fizeram muitos anúncios de investimentos em tecnologia e soluções de mobilidade.

Como os Estados Unidos são o segundo mercado em vendas do mundo, só perdendo para a China, inevitável que as montadoras invistam em suas novidades. E algumas delas chegam ao Brasil, já, já.

Ford, GM e Jeep

Vamos começar pelas anfitriãs. A Ford apresentou três grandes novidades durante a coletiva de imprensa. Um dos destaques é o Mustang BullittTM de terceira geração - em edição limitada comemorativa do 50º aniversário do filme clássico "Bullitt", de Steve McQueen. Estrearam também o novo Edge ST, o primeiro SUV tunado pela Ford Performance (divisão de carros de alto desempenho da marca) e a Nova Ranger, esta exclusiva para o mercado americano, com motor 2.3 litros turbo e 10 marchas.

A General Motors não apresentou grandes novidades, exceto a nova geração da picape Silverado, que não será vendida no Brasil. O foco da marca no País continua sendo a S10. Em homenagem aos 100 anos das picapes da marca da gravata dourada, a fabricante apresenta a série comemorativa. Pode vir com motores 4.3, V6, 5.3, V8 (este com uma opção híbrida, para uma maior eficiência energética) e um imenso V8 6.2, do Corvette.

2

Duas picapes tiveram lugar de honra em Detroit: Chevrolet Silverado e Ford Ranger, a última em versão apenas para o mercado americano; a picape Chevrolet também não será vendida no Brasil

Outro carro que virá ao Brasil e que estreia em Detroit é o novo Jeep Wrangler, que passa a ter uma nova estrutura de alumínio, a qual ajudou a deixá-lo 90 kg mais leve em conjunto com o novo motor 2.0 litros turbo. Tudo isso deverá contribuir bastante tanto com o desempenho quanto com a economia de combustível.

Ele também chega ao Brasil no segundo semestre deste ano para concorrer com o cearense Troller da Ford, sendo mais caro que o jipão.

Volkswagen

Entre os principais lançamentos, destaca-se a nova geração do Volkswagen Jetta, modelo que recebe a nova plataforma MQB, a mesma do Golf. Com isso, o carro passou a ficar mais leve, eficiente, sofisticado e espaçoso.

O conjunto mecânico muda pouco, exceto pela inclusão de um câmbio automático, de oito marchas. Tanto no Brasil quanto nos EUA, a novidade chega às lojas no segundo semestre, vinda do México, onde é fabricado o veículo.

Mercedes-Benz

A alemã Mercedes-Benz mostrou a nova Classe G em grande estilo: um brinde entre o chefão da Mercedes-Benz e Arnold Schwarzenegger chamou a atenção. O "exterminador"ofereceu um chapéu de caubói para Dieter Zetsche antes de os dois virarem um "shot". A cena bem humorada aconteceu durante a apresentação do Classe G. Segundo o executivo, o "jipão" manteve o tradicional visual quadrado, mas passou por uma das maiores mudanças da sua história no interior e na tecnologia.

O motor é um V8 biturbo de 4.0, que rende até 421 cavalos de potência e 62 kgfm de torque, aliado a transmissão automática de 9 velocidades.

O Classe G começa a vender na Alemanha em junho, com preço inicial de 107.040 euros (cerca de R$ 418 mil). O modelo já foi confirmado para o Brasil em 2018, com possível aparição no Salão de São Paulo, em novembro.

Mais informações:

Confira tudo sobre o Salão de Detroit acessando o site do Diário do Nordeste

www.diariodonordeste.com.br/auto