Detalhes do Toyota Yaris hatch e sedan

Confira mais impressões sobre os itens de série equipamentos internos em todas as versões do novo carro japonês

Legenda: Mercado esperou ansioso como seria o irmão menor do consagrado Corolla

Afinal, o que significa Yaris? Com uma boa sonoridade e nome de batismo global, vamos explicar. Na mitologia grega, "Charis" é uma deusa símbolo de beleza e elegância. Já o "ya" vem do alemão, que significa sim. O objetivo da mistura de sílabas é simbolizar a reação do mercado europeu ao desenho do carro japonês.

E a reação será assim no Brasil? Pelo visto, sim. Em conversa com concessionários e pelo que tenho recebido de dúvidas do público, perguntando detalhes do carro, a fila de espera para ter um será inevitável.

> Toyota em dose dupla

Atributos para esse sucesso não faltam. A Toyota recheou o novo Yaris com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, fazendo dele um dos modelos mais completos de sua categoria. Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedan), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.

Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7" sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.

A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15" Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2" com tecnologia TFT.

Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.

Seguindo a tradição da Toyota de segurança para os condutores e passageiros, o veículo tem elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica, ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança), função "Siga-me", retrovisor interno eletrocrômico e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros e janelas.

Além disso, o modelo conta com uma melhor calibração dos freios, onde os componentes mecânicos do cilindro mestre foram ajustados para proporcionar uma curva de frenagem mais suave e melhor controle.

Como resultado, aos 100 km/h, para atingir a completa imobilidade, o Yaris percorre 50,5 metros, a melhor marca de sua categoria, sendo testes realizados pelo Instituto Mauá de Engenharia.

Toda a rede está empolgada com o carro. Grupo Newland convida público para o Yaris Day dia 28 de junho, às 19h, na sede da Av. Washington Soares, 1550.

Rivais

Mesmo com todos esses atributos, o Yaris não terá vida fácil. Seus concorrentes estão atentos e devem se mexer para não perder mercado. Volkswagen, com os campeões Polo e Virtus, e a Fiat, com seus agora super procurados Argo e Cronos, estão ávidos para ganhar novos clientes. Além dos que citei, os consagrados Chevrolet Cobalt e Onix, Honda Fit e City e Hyundai HB20 devem preparar surpresas para esse rival que tem na força de sua marca e na integração com a rede uma certeza pública.

*O editor viajou a São Paulo (SP) a convite da Toyota