Auto
Cayenne: potência e requinte
O AUTO foi conferir com exclusividade para o Ceará o lançamento da terceira geração do SUV premium da Porsche
O elemento central do novo conceito de display e de operação da Porsche é a nova tela touch Full HD de 12,3 polegadas da última geração da marca.
A terceira geração do SUV da Porsche ganhou mais refinamentos para fazer jus aos produtos da marca. A mudança é aparente e pode ser vista assim que abrimos a porta. A primeira é uma tela de 12" full HD localizada ao centro do carro, emprestado do Panamera, o qual recebeu a novidade no ano passado.
De forma touch, em uma coluna na lateral esquerda, é possível acessar todo o menu do painel. Se quiser um segundo caminho, essas mesmas opções estão disponíveis logo abaixo, como a media, a navegação, a temperatura, entre outros. E o motorista que quiser agilidade para trocar o modo de condução, tem dois botões: Sport e Individual, próximos ao câmbio, para ativar/mudar rapidamente o desempenho. O melhor é que o Sport está bem pertinho do motorista, dando mais motivação para ativá-lo quando uma autoestrada se aproxima. Ponto positivo apela facilidade de acesso.
Intuitivo também é configurar as duas telas laterais de cerca de 7" no painel de instrumentos. Cada um deles é separado em duas partes, onde 3" tem as informações alteradas.
Por meio de um botão em cada uma das pontas do volante, sem ao menos precisar tirar as mãos da posição correta da direção, é possível trocar no visor as informações: de limite de velocidade a hodômetro, de navegação a quantidade da pressão dos pneus, entre outras observações. Ao centro está o conta-giros, com a velocidade digital logo abaixo dele, ao centro. Quem quiser o velocímetro tradicional, é só olhar ligeiramente para à esquerda.
Dirigibilidade
Se antes já era prazeroso dirigir um Cayenne, com esse lançamento ficou ainda mais difícil manter a velocidade da pista durante o test-drive. Com a versão de entrada, o motor é o 3.0 turbo V6. Mesmo reduzindo 0,6 litros da geração anteriormente, ganhando em economia, não perderam em potência. Pelo contrário, ele ganhou 40cv, agora com 340cv.
É só pisar que o veículo dispara, respondendo bem, como era de se esperar, nas ultrapassagens. A transmissão, apesar de serem conhecidos pelo automatizado, optaram pelo automático de oito velocidades e a tração, em todas as versões, é ativa nas quatro rodas.
A aceleração, saindo da imobilidade a 100km/h, é de 6,2 segundos. Com o Sport ligado, e claro que foi ativado durante o teste, o número cai para 5,9 segundos. A máxima dele é de 245 km/h.
Nas outras versões também houve mudança de motor. Na intermediária, houve perda de 0,7 litros, ficando 2.9 V6 biturbo com 20cv a mais: são 440 cv. A máxima é de 265km/h e a aceleração no modo "fun" é de 4,9 segundos.
Já na configuração mais desejada para test-drive, a Turbo, o motor perdeu 0,8 litros e ficou 4.0 biturbo V8 de 550 cv, 30cv a mais que antes. A máxima é de 286km/h e faz de 0 a 100km/h no sport em 3,9 segundos, 1,5 segundos a menos que antes.
Os equipamentos entre elas também mudam, além do propulsor. A top recebe, por exemplo, itens que são opcionais às duas iniciais. É o caso do pacote Sport Chrono, que vem com quatro modos de condução, a tecla sport response, o controle de largada, um cronômetro e o modo PSM Sport.
Entre perdas e ganhos entra também o seu peso. Ainda que adicionou itens de série e mudanças na acústica e aerodinâmica, como novas dimensões, o modelo ainda baixou 65 kg.
Parece pouco, mas entre os possíveis ganhos de peso (cerca de 70kg a mais) e reduções de itens (como motores menores), o total foi 135kg a menos no Cayenne S, por exemplo. E quanto às dimensões, chega 29 mm mais largo e 63 mm maior em comprimento que o modelo anterior, mas mantém a mesma distância entre eixos (2.895 milímetros). Em altura, são nove milímetros a menos e o bagageiro cresceu em volume, com 770 no total, um aumento de 100 litros.
O modelo já está disponível nas 9 concessionárias da marca no Brasil. Infelizmente, não tem em Fortaleza, a mais perto é a de Recife (PE). O SUV é oferecido em três versões, em sete opções de cores, podendo ser escolhido um tom exclusivo (inclusive uma roda fora da cartela também) por um preço adicional. Ele, assim como todo modelo da Porsche, é completamente personalizado, porém isso tem um preço. E o inicial da tabela não é pechincha: R$ 423 mil, podendo chegar a R$ 733 mil.
Versões
Cayenne: R$ 423 mil
Motor: 3.0 turbo V6 gasolina
Potência máxima: 340 cv a 5300 - 6400 rpm
Torque máximo: 450 Nm a 1340 - 5300 rpm
Câmbio: automático de 8 marchas
Aceleração: 5,9 segundos
Velocidade máxima: 245 km/h
Consumo combinado: 9,2 l/100km
Equipamentos:
Pinças de freio na cor preta
Rodas 20 polegadas
Teto solar Panorâmico
Faróis em LED com PDLS
Park Assist com câmera de ré
Brake and Warn assist
Direção assistida plus
Tampa do porta-malas (de 770 litros) com acionamento elétrico
Bancos elétricos com 8 vias de ajuste com memória para motorista
Tela touch Full HD de 12,3 polegadas
Tração integral ativa
Ar condicionado de duas zonas
Cayenne S R$ 523 mil
Motor: 2.9 biturbo V6 gasolina
Potência máxima: 440 cv a 5700 - 6600 rpm
Torque máximo: 550 Nm a 1800 - 5500 rpm
Câmbio: automático de 8 marchas
Aceleração: 4,9 segundos
Velocidade máxima: 265 km/h
Consumo combinado: 9,4l/100km
Equipamentos:
Rodas 21" RS Spyder
Pinças de freio na cor cinza
Bancos elétricos com 14 vias de ajuste
Suspensão a ar adaptável
Sistema de Áudio BOSE
Cayenne Turbo R$ 733 mil
Motor: 4.0 biturbo V8 gasolina
Potência máxima: 550 cv a 5750 - 6000 rpm
Torque máximo: 770 Nm a 1960 - 4500 rpm
Câmbio: automático de 8 marchas
Aceleração: 3,9 segundos
Velocidade máxima: 286 km/h
Consumo: 11,9l/100km
Equipamentos:
Rodas 21" Cayenne Turbo
Pinças de freio na cor branca
Bancos elétricos com 18 vias de ajuste
Porsche Dynamic Chassi Control Porsche Surface Coated Brake
Porsche Active Aerodynamics
Forro do teto em Alcantara
Pacote Sport Chrono
Ar condicionado de 4 zonas
Assistente de mudança de faixa
Cores: 7 cores externas (preto, prata, branco, mogno, azul biskay, azul luar e cinza) e duas de revestimento (preto e cinza), podendo ser encomendada de forma personalizada outros tons
Fonte: Porsche Brasil
A repórter viajou a São Paulo (SP) a convite da Porsche.