Luizianne Lins acolhe aliados no secretariado

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Jânio Ferreira
A prefeita eleita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), vai assumir a Prefeitura, no próximo sábado, sem saber a dimensão exata dos problemas financeiros da cidade. Isso foi o que declarou, ontem, após anunciar o seu secretariado, no início da noite, no auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Um grupo de sem terra vai ajudar limpar Fortaleza.

Ela explicou que deixava de anunciar apenas os nomes dos auxiliares na área de transporte e trânsito, mas ainda hoje devem ser divulgados os nomes dos presidentes da Empresa Técnica de Transportes Urbanos S/A (Ettusa), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Companhia de Transportes Coletivos (CTC).

Antes de anunciar os nomes Luizianne Lins informou que para escolher o melhor para a cidade estabeleceu diálogos diversos e recebeu contribuições importantes. Mas, os problemas do povo não poderão ser resolvidos da noite para o dia, nem serão resolvidos em apenas quatro anos.

Confirmou para o dia 1° de janeiro o início da Operação Fortaleza Bela que pretende, em 60 dias, promover a retirada do lixo, tapar buracos, limpar lagoas e prestar atendimento às áreas de risco. Para tanto está mantendo contatos com técnicos de alguns órgãos. Esclareceu que não se trata de uma operação de estética da cidade, mas uma demonstração de amor ao povo de Fortaleza, porque o objetivo dessa operação é resgatar a auto-estima do povo e da cidade. Informou que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) vai deslocar 500 pessoas para ajudar na limpeza da cidade.

SECRETARIADO - Sobre a composição do seu secretariado Luizianne Lins confessou que há uma semana vinha conversando com diversos grupos, tendo os nomes sido escolhidos dentro de uma visão plural. Além de lealdade disse que exigia de cada um compromisso e uma postura ética em relação à cidade.

Os nomes anunciados demonstram uma composição de forças políticas pertencentes a várias agremiações. Os secretários regionais são uma prova da pluralidade partidária na administração Luizianne Lins, pois cada um pertence a um partido político diferente. São eles: Secretaria Regional I - Mariano de Freitas (PCdo B); Secretaria Regional II - Rogério Pinheiro (PSB); Secretaria Regional III - Marcelo Silva (PV); Secretaria Regional IV - José Maria Ponte (PT); Secretaria Regional V - Luiz Antônio Oriá Fernandes (PDT) e Secretaria Regional VI - Paulo Mindêllo (PPS).

Os secretários municipais são: Planejamento - Alfredo Oliveira; Administração - Ana Maria Fontenele; Finanças - Alexandre Cialdini; Desenvoltimento Econômico - José de Freitas Uchoa; Educação - Idevaldo Bodião; Meio Ambiente e Planejamento Urbano - Pedro Ivo de Souza Batista; Saúde - Odorico Monteiro e; Secretaria de Infra-Estrutura - Luciano Linhares Feijão.

Para as fundações, autarquias e demais órgãos foram anunciados os nomes de Alexandre Barbalho - Funcet, que terá como assessor especial o artista Pingo de Fortaleza; Glória Diógenes - Funci; José Acrísio Sena - Impah; Francisco Wandemberg Rodrigues dos Santos - Instituto José Frota (IJF); Vicente Pinto - Instituto de Previdência do Município (IPEM); Deodato Ramalho Filho - Procuradoria Geral do Município; Ronivaldo Maia - Emlurb; José Arimá Rocha Brito - Guarda Municipal; Olinda Maria Marques dos Santos - Habitafor; Antônio Almir de Souza - Instituto de Pesos e Medidas (IPEM); Inocêncio Uchoa - Controladoria Geral do Município; Isabel Lopes - Secretaria de Defesa do Consumidor; Edmir Martins - Ouvidoria do Município. Luizianne Lins anunciou também o nome do advogado Aroldo Mota como assessor jurídico da prefeita.

Após o anúncio do secretariado Luizianne concedeu entrevista à imprensa, falando sobre assuntos diversos. Reafirmou o desejo de extinguir secretarias e criar outras, mas a reforma administrativa não será agora. Para ela a estrutura das secretarias regionais deve permanecer.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.