Esmerino Arruda renuncia ao cargo de prefeito

Escrito por Redação ,
Legenda: Esmerino Arruda justificou a sua saída do cargo lembrando que enfrenta problemas de saúde e que está prestes a completar 90anos
Foto: FOTO: DIVULGAÇÃO
Esmerino Arruda (PSD), aos 89 anos de idade, o político mais velho do Ceará, renunciou, ontem, ao cargo de prefeito do município de Granja. A carta de renúncia foi entregue à Câmara Municipal pela manhã. No documento, ele justifica a sua saída afirmando que está enfrentando vários problemas de saúde, além de lembrar que está prestes a completar 90 anos de idade, dos quais 60 foram dedicados à vida política. O vice-prefeito, Hélio Fontenele (PSDB), já assumiu a chefia do Executivo local.

Na carta de renúncia, ele agradece ao governador Cid Gomes (PSB) pelo apoio a algumas obras realizadas na cidade de Granja, onde ele já havia exercido outro mandato de prefeito, entre 1989 e 1992. Esmerino Arruda não deu detalhes sobre doenças ou sobre seu futuro, apenas lembrou os 60 anos de vida política, em que também ocupou mandatos de deputado federal, por 12 anos, e suplente de senador, por 16 anos. A esposa de Esmerino, Carmen Arruda, também foi prefeita de Granja.

"Saio neste momento com a consciência do dever cumprido e de ter trabalhado por Granja até onde minha saúde permitiu. Prova disso é que estou deixando para os granjenses a conquista de 3 grandes obras nesta semana: o abastecimento de água com adutora para o importante distrito de Santa Terezinha, o asfalto para a Sede do município e o recapeamento da longa estrada que interliga Granja aos populosos distritos de Sambaiba, Pitimbu, Taboleiro e Ubatuba", diz a carta endereçada à Câmara Municipal, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.

Mandato

Em 2009, após acusações de uso indevido dos meios de comunicação, a Justiça decretou a perda do mandato de Esmerino Arruda, mas ele retornou ao cargo após decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, um de seus principais adversários políticos, Romeu Aldigueri, segundo lugar no pleito, chegou a assumir a vaga de prefeito, deixando o cargo após decisão do Tribunal.

Desde o ano passado, setores da política especulam que o Secretário dos Esportes do Ceará, Gony Arruda (PSD), deputado estadual licenciado e filho de Esmerino Arruda, estava se preparando para pleitear a vaga agora deixada pelo pai. Ontem, durante entrevista ao Diário do Nordeste, Gony Arruda negou.

Compromisso

O secretário dos Esportes avisou que tem um compromisso com o governador Cid Gomes e, portanto, não tem pretensão nenhuma pleitear a Prefeitura de Granja. "Não sou candidato. Eu tenho um compromisso com Cid Gomes e vou cumprir esse compromisso até o governador decidir que não tenho mais vali para o Governo", avisou.

O gestor reiterou as justificativas de Esmerino Arruda sobre a renúncia e acrescentou que o ex-prefeito decidiu cuidar da saúde e passar mais tempo com os netos. "Ele já vai completar 90 anos e quer preparar uma festa para comemorar isso. Então, ele achou que estava na hora de deixar a política, até para aproveitar a companhia dos netos nesse pouco tempo que ele diz que tem", ressaltou.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.