O foco agora é a decisão

Leia a coluna desta quinta-feira (28)

Legenda: Ceará e Fortaleza decidem o Campeonato Cearense de 2024
Foto: KID JUNIOR / THIAGO GADELHA

A Semana Santa, que já foi mais santa nas décadas de 1950 e 1960, mudou muito. Em 1965, quando ingressei na Rádio Uirapuru, era inadmissível haver futebol na Sagrada Quinta-Feira. As emissoras de rádio tocavam apenas músicas clássicas, de Chopin, Bach, Beethoven, Mozart, Wagner, Vivaldi, Schubert, Brahms... Havia um recolhimento interior, reflexão, devoção. O foco ficava concentrado nos atos litúrgicos da igreja. Com o passar dos anos, tudo mudou. A Quinta-Feira Grande passou a ser observada sem os rigores de antigamente. 

As emissoras de rádio passaram a tocar músicas mundanas. Os jogos de futebol também passaram a ser realizados nessa data. Deixou de ser feriado. Há quem nem saiba o significado da instituição da Eucaristia. Agora, concluída a rodada de ontem da Copa do Nordeste, os holofotes estão voltados para a decisão do certame estadual. Não tomem por base nem façam comparações com o que houve na competição regional. A decisão atual tem característica própria, contorno próprio, não se mistura. Pouco importa quem está melhor na fita. O segredo só será revelado a cada 90 minutos e acréscimos.     

 

Desgaste 

 

Não tenham nenhuma dúvida: o desgaste na rodada de ontem vai ter um peso significativo no jogo de domingo, Fortaleza x Ceará. Quem conseguiu dosar melhor as energias nos jogos de ontem poderá tirar disso o melhor proveito. O desgaste do Fortaleza foi maior, porquanto teve de fazer uma viagem a São Luís. 

 

Destaque 

 

O jogador que mais está brilhando na atual temporada é o atacante do Ceará, Erick Pulga. Ele soube aproveitar muito bem as oportunidades surgidas. Sua cotação está em alta. É jovem. Tem muito talento. Pelo menos até agora, tem tido também elogiável comportamento fora de campo. A disciplina é fundamental para quem quer vencer na vida. 

 

Repetição 

 

Levando em conta os resultados da fase de grupos, o Bahia é o grande favorito entre os participantes da Copa do Nordeste de 2024. A pergunta é: conseguirá o técnico Rogério Ceni alcançar no Bahia o que conseguiu no Fortaleza? Poder ele pode, mas é muito difícil. No Fortaleza, ele ganhou tudo e mais alguma coisa.  

 

Treinador 

 

Por falar em Rogério Ceni, ele busca a consolidação de seu nome como treinador. Apesar de ter conquistado um título de campeão brasileiro pelo Flamengo, não há ainda um consenso sobre suas condições na função de técnico de futebol. Ele me parece muito autoritário. Em vários momentos ele me deixou essa impressão. 

 

Conclusão 

 

Todas as atenções dos desportistas cearenses estão voltadas agora para o início da decisão do Campeonato Cearense. Não arrisco previsões, principalmente depois dos dois recentes resultados do Clássico-Rei. Se antes eu já não arriscava, calcule agora. Não passa de um bobinho quem quiser antever o que ocorrerá nos dois próximos jogos entre alvinegros e tricolores.