Como comprar bem e com segurança o lote dos seus sonhos

Legenda: Não se esqueça de checar a reputação do incorporador ou construtor responsável pelo loteamento
Foto: Shutterstock

Você decidiu que é hora de dar o próximo passo na realização do seu sonho: comprar um lote para construir sua casa dos sonhos ou investir no futuro. Mas, por onde começar? Como garantir que você está fazendo a escolha certa e segura? Não se preocupe, estou aqui para te guiar nessa jornada!

Primeiro passo: defina suas prioridades. Antes de começar a busca, pense no que é mais importante para você. Localização, tamanho do lote, infraestrutura do bairro, são apenas algumas das considerações que você deve fazer.

Veja também

Agora que você sabe o que quer, é hora de pesquisar. Explore diferentes áreas, visite loteamentos abertos e condomínios fechados, converse com corretores especializados. Não tenha pressa, é importante encontrar o lugar que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades e no seu orçamento.

Ao visitar os loteamentos, preste atenção em cada detalhe. Verifique a infraestrutura disponível, como água, energia elétrica, esgoto e pavimentação das ruas. Avalie também a segurança do local e se há áreas de lazer e serviços compartilhados.

Não se esqueça de checar a reputação do incorporador ou construtor responsável pelo loteamento. Procure por informações sobre projetos anteriores, satisfação dos clientes e eventuais problemas legais.

Chegou a hora de negociar. Esteja preparado para fazer perguntas e negociar o preço do lote. Lembre-se de que você tem o direito de pedir por descontos ou benefícios extras.

Antes de fechar o negócio, verifique toda a documentação necessária e faça uma análise minuciosa do contrato de compra e venda. Se necessário, conte com a ajuda de um advogado especializado em direito imobiliário para garantir que tudo esteja em ordem, principalmente se o loteamento está devidamente incorporado. O seu corretor(a) será fundamental para lhe auxiliar nesta etapa.

Por fim, planeje suas finanças com cuidado. Além do valor do lote, leve em consideração os custos adicionais, como taxas de registro, impostos e eventuais custos de construção, e também, no caso de loteamentos fechados, a taxa de condomínio ou da associação de moradores.

Seguindo esses passos e tomando as precauções necessárias, você estará pronto para comprar o lote dos seus sonhos com segurança e tranquilidade. Afinal, nada melhor do que construir o futuro em bases sólidas. Boa sorte!

 



Assuntos Relacionados