Empresa espanhola deve assinar memorando de entendimento para hidrogênio verde no Ceará

Representantes da X-Elio estiveram reunidos na última terça-feira (9) com o Governo do Ceará

Legenda: Empresa espanhola X-Elio deve assinar em breve um Memorando de Entendimento (MoU) para investimento em hidrogênio verde no Ceará
Foto: Shutterstock

A empresa espanhola X-Elio, que faz parte do portfólio da gigante canadense de gerenciamento de ativos Brookfield, está de olho nas possibilidades que o Ceará oferece quanto ao hidrogênio verde. Nessa terça-feira (9), a companhia se reuniu com o governo estadual e as conversas devem caminhar em breve para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU).

Veja também

“O primeiro passo foi a reunião. Depois, deve ser o Memorando de Entendimento. O terceiro é o pré-contrato e, por último, o contrato com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, afirmou Joaquim Rolim, secretário Executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Ele esteve na 4ª edição da Intersolar Summit Nordeste, na manhã desta quarta-feira (10), no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Fachada da empresa
Legenda: Empresa canadense de gerenciamento de ativos Brookfield detém 100% da X-Elio
Foto: Brookfield/Divulgação

O gerente de desenvolvimento da X-Elio, Diego Hernández, pontua que há dois anos tem observado as oportunidades que o Ceará oferece. "Acompanhamos o processo de desenvolvimento para o Hidrogênio Verde no Pecém", disse, destacando que foi iniciada há seis meses uma parceria com um player local para um projeto de energia fotovoltaica. Além do Brasil, a X-Elio atua também no México e no Chile.

"Esse projeto chega a 400 MegaWatts (MW) e estamos começando a desenvolver a segunda fase, podendo chegar a 1,2 GigaWatts (GW)", explica Diego. A previsão inicial para a primeira fase do projeto é de investimento de cerca de R$ 1 bilhão.

Diego corrobora que o próximo passo é evoluir as conversas para o MoU. "Nós queremos conversar sobre como podemos contribuir com o ecossistema cearense", diz.



Assuntos Relacionados