Fortaleza ganhará novo voo da Latam para Lisboa
Novidade será possível porque a companhia deixará de operar uma vez por semana a rota Fortaleza-Miami e remanejar a aeronave à capital portuguesa

A Latam vai operar a rota Fortaleza-Lisboa entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano. É o primeiro voo direto da empresa entre o Nordeste do Brasil e a Europa desde 2009, anunciado antes do voo da Azul para Porto.
O anúncio do novo voo foi realizado durante o encontro da Latam com o Governo do Ceará nesta sexta-feira (7), no Palácio da Abolição.
Participaram da cerimônia na capital cearense o governador Elmano de Freitas, e o Head de Assuntos Públicos da companhia, Eduardo Macedo. Além da nova rota, foram discutidos no encontro as oportunidades futuras de investimentos da companhia no Estado.
Dessa forma, a Latam reduziu de 3 para 2 frequências semanais para Miami com o objetivo de adicionar um voo semanal para Lisboa.
Essa redução pode ter correlação com as instabilidades que a nova administração dos EUA tem trazido ao mundo. Segundo Eduardo Macedo, uma série de questões levaram à diminuição da rota entre a capital cearense e a cidade dos Estados Unidos é "por causa da questão logística, de slots, fornecimento e frota. A gente hoje vive esse momento de incerteza de entrega de aviões e foi necessário".
Veja também
Além dos atuais três voos para Miami, há ainda um voo semanal para Santiago.
A viagem para Lisboa terá 7 horas e meia de duração média, operada em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Vai decolar de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, partirá de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal).
Atualmente, a Latam é a maior operadora do Aeroporto de Fortaleza, com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
De acordo com o governador Elmano de Freitas, o período delimitado do voo se deve principalmente a uma "análise de performance" por parte da Latam. Caso a companhia avalie que a rota é lucrativa, poderá estender a operação por mais tempo, inclusive com possibilidade de ampliação.
"Toda vez que se discute com alguma empresa a possibilidade de aumentar o número de voos, a primeira pergunta que se coloca é se vai ter o número de passageiros suficiente, de maneira regular, para que esse voo possa se manter. Por isso, esse voo a mais de Fortaleza para Lisboa, ele vai passar por um período de análise de performance", disse.