Evangelho de hoje, 5ª feira, 11/042024 (Jo 3, 31-36)

Jesus disse: "De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. "

- 'Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele'.  

Reflexão –  A fé em Jesus Cristo nos faz vislumbrar a porta do céu!

Aquele que vem do alto está acima de todos porque dá testemunho do que viu e ouviu. O testemunho de Jesus é verdadeiro, pois, foi o único que veio do céu e somente Ele pôde dar testemunho das palavras de Deus Pai. É pelo poder do Espírito Santo que nós também podemos ver mais além das aparências e apreciar as realidades da nossa vida de acordo com o olhar de Deus. À primeira vista o entendimento disso parece ser complicado, mas o Espírito Santo que Deus nos concedeu sem medidas, nos ilumina para esclarecer as coisas santas. Jesus enviou o Espírito Santo também para nos ensinar a enxergar as coisas do alto e acolher a linguagem de Deus.  Tudo se torna mais simples quando paramos de raciocinar e acreditamos no que Jesus nos diz: “Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna e aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida!” A partir daí, então, nós começamos a distinguir as coisas do céu e dar às coisas da terra um valor relativo. A vida eterna começa aqui para quem cultiva no seu coração a percepção das coisas santas, dos mistérios de Deus. Quanto mais nos aprofundarmos no conhecimento de Deus, mais nos apropriaremos das realidades do céu e poderemos começar a viver a vida eterna. Assim sendo, podemos afirmar que a fé em Jesus Cristo nos faz vislumbrar a porta do céu.  A sintonia com o Espírito Santo nos leva a perceber os sinais de Deus que nos revelam um modo de viver diferente dos que pertencem a terra.  De acordo com o que nós falamos ou vivenciamos é que podemos dar testemunho de que pertencemos a terra ou já somos cidadãos do céu. Quem está ligado ao céu percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida e do mundo; percebe o itinerário de Deus e vê nas coisas mais incoerentes e desencontradas onde Deus quer levá-lo, não porque entenda, mas porque confia.  Essa harmonia só acontece a partir de uma vida de oração, por isso, é difícil para aqueles que não têm contato com Deus e não param para alcançar o caminho sobrenatural, pois só enxergam com os olhos do mundo e acham que tudo poderá ser resolvido com o seu raciocínio e inteligência.    -  Como você encara a realidade do céu? – Você consegue perceber quando o céu se abre na sua vida? – Como você tem vivido mais: no corpo ou no espírito? – O que predomina em você: o céu ou a terra? – Pense um pouco sobre isto e peça ao Espírito Santo que revele a você os Seus mistérios.

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também