Evangelho de hoje, 5ª feira, 04/04/2024 (Lc 24, 35-48)

Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!'

Naquele tempo: Os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: 'A paz esteja convosco!' Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: 'Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho'. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: 'São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos'. Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá  e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso'.  

Reflexão – Jesus veio nos trazer a paz na hora da dificuldade.

Jesus veio ao encontro dos Seus apóstolos mostrando-se, marcado, cicatrizado, porém, vivo e ressuscitado, disse: “A paz esteja convosco!” Apesar de alegres e surpresos os discípulos ainda mantinham dúvidas no coração, mas quando Jesus os convidou a que O tocassem  e lhes pediu algo para comer eles começaram a apreender o porquê de todos os acontecimentos.  Jesus, então, abriu-lhes a inteligência para que entendessem as Escrituras e tudo quanto lhes dissera antes. Do mesmo modo acontece conosco! Para que possamos compreender Jesus nós precisamos nos aproximar Dele, tocá-Lo e nos alimentar  com Ele. Quando temos uma experiência com Jesus e chegamos a tocar no Seu mistério de Amor por meio da Sua Palavra nós também alimentamos a nossa alma e temos a inteligência iluminada para compreender a obra que Ele deseja realizar em nós. Na verdade, a primeira manifestação de que estamos tocando Jesus é o sentimento de paz que invade o nosso coração. Quando nós nos apoiamos na Ressurreição de Jesus, o sofrimento, a dificuldade e a aflição são acontecimentos que nos trarão mais tarde a paz, o entendimento e a alegria da superação. A paz é fruto da justiça. Jesus é o Justo por excelência, por isso, Ele é o doador da Paz. E  paz que Ele nos trouxe foi conquistada justamente na Cruz. O Seu sofrimento e a Sua entrega foram por Amor e por Paixão.   - Você entende os acontecimentos que Jesus viveu? – E os acontecimentos da sua vida, você os compreende? -  Você sente essa paz que Jesus veio nos dar? – Ela acontece em você apesar das suas dificuldades? – Você tem testemunhado isso na sua vida? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também