Como a data da Páscoa é determinada pela Astronomia

É em março que ocorre o equinócio, quando o Sol está sobre o equador celeste e alumina os dois hemisférios de maneira igual

Legenda: Libertação do povo judeu da escravidão no Egito e ressurreição de Cristo com o Sol e a Lua em estilo arte clássica
Foto: Elaborado com uso de IA e editado pelo autor

Certamente, o feriado móvel mais importante do calendário, a Páscoa, deriva do hebraico passach, que significa passagem. Os judeus celebram a libertação do seu povo da escravidão no Egito (contudo em dias diferentes da Páscoa Cristã, a Páscoa Judaica será a partir do dia 22 de abril). Para os cristãos, a ocasião marca a ressurreição de Cristo e este ano será dia 31 de março. Mas como esta data móvel é definida no calendário?

Como já relatei em um texto anterior, o antigo calendário romano começava no mês de março, cujo nome vem do deus da guerra, Marte. Por isso os nomes dos quatro últimos meses, setembro, outubro, novembro e dezembro são referências aos números 7, 8, 9 e 10 respectivamente. Não existia janeiro e fevereiro, que eram períodos sem nomes. 

Mas porque o mês de março é tão importante? 

Veja também

É em março que ocorre o equinócio, quando o Sol está sobre o equador celeste e alumina os dois hemisférios de maneira igual. Para quem está sobre a sobre a Linha do Equador, o Astro Rei nasce exatamente sobre o ponto cardeal leste e se põe sobre o ponto cardeal oeste – o que não ocorre nos outros dias, podendo se distanciar desses pontos em até mais ou menos 23,5°.  A duração do dia (céu claro) é igual a duração da noite (céu escuro). 

Outra característica que ressalto, ainda, é que o Sol está sobre o ponto vernal, conhecido também como ponto gama ou ponto áries. Este ponto é o encontro do equador celeste com a eclíptica. A eclíptica é uma linha imaginária percorrida pelo o Sol durante o ano e onde se encontram as constelações do zodíaco. 

Bom, depois de descrever tanto o equinócio, posso finalmente abordar como é determinada a data da Páscoa. Em 325 d.C., durante o Concílio de Nicéia, a Igreja decidiu comemorar a Páscoa no primeiro domingo após a Lua cheia, depois do equinócio de março, também chamado de equinócio de outono. 

Legenda: Configuração do Sol iluminando a Terra e a Lua após o equinócio de outono. Figura fora de escala
Foto: Elaborado pelo autor

Perceba que o equinócio ocorreu dia 20 de março, um dia após o dia de São José. E no dia 25 ocorreu também uma Lua cheia especial, porque veio acompanhada de um eclipse lunar. Quem quiser saber mais sobre o eclipse lunar penumbral é só conferir meu último texto

Eu preparei todo o equipamento para fotografar a Lua cheia durante o eclipse, mas aqui o céu nublou. Procurei registros na internet, contudo, encontrei muita confusão. Várias imagens de eclipses anteriores, alguns de 9 anos atrás. Me deparei também com uma imagem até recente, todavia era uma concepção artística que eu tinha elaborado para minha coluna anterior, mostrando como seria o eclipse lunar penumbral. E nem pra me dar os devidos créditos... Rá! Rá! 

O registro mais coerente que encontrei foi esse atribuído a Gonzalo Zapeda da Universidad Nacional Autónoma de México

Para concluir, mantendo o bom humor, desejo a você uma ótima Páscoa com sua família e aproveite o momento para refletir sobre como ser uma pessoa melhor.