Cometa Pons-Brooks, semelhante ao Halley, já está visível do Brasil

O cometa ficará visível ao anoitecer até outubro, então, você terá bastante tempo

Legenda: Cometa 12P/Pons-Brook em close
Foto: Domínio Público/Reprodução

Cometas são como mensageiros do Sistema Solar. Alguns deles vem de muito longe, para além da órbita do último planeta do nosso sistema, Netuno a 30 u.a. (uma unidade astronômica, u.a., é a distância média da Terra ao Sol e vale aproximadamente 150 milhões de quilômetros). É o caso do Cometa 12P/Pons-Brooks descoberto em 12 de julho de 1812. O nome de um cometa contém algumas informações codificadas. Para começar, o número 12, apesar de recorrente, não é pelo dia de sua descoberta nem pelo ano.

É simplesmente porque ele foi o décimo segundo cometa periódico descoberto. Por exemplo, o cometa Halley foi o primeiro da categoria, então ele recebeu o nome 1P/Halley. A letra P é justamente de periódico, pois ele retorna a cada 71 anos, por isso é do tipo Halley. O nome composto separado por hífen é a junção dos sobrenomes de dois astrônomos: Jean-Louis Pons (1761—1831), um francês considerado o maior descobridor de cometas (37) sem uso de telescópio, e William Robert Brooks (1844 — 1922), um inglês que observou o retorno do astro em 1883.

O cometa em questão teve sua máxima aproximação com o Sol no dia 21 de abril, o que é chamado de periélio. Isso provoca um aquecimento do objeto, feito geralmente de rocha e gelo, que se vaporiza do seu núcleo é expelido por dois vulcões.  Quem não se lembra dos vulcões no lar da obra literária "O Pequeno Príncipe"? Pois é, a diferença é que na literatura se tratava do asteroide B612 e não de um cometa. Os asteroides são menores, de um a centenas de metros de diâmetro, enquanto um cometa possui vários quilômetros.