O peso histórico do título do Ceará

Alvinegro quebrou a sequência do maior rival e igualou em número total de títulos

Legenda: Ceará foi campeão do Estadual 2024
Foto: Fabiane de Paula/SVM

O Campeonato Cearense 2024 não era um campeonato qualquer. Este certame trouxe consigo um peso gigante, histórico para quem o vencesse. Ao Fortaleza, valia o hexacampeonato, que não veio. Ao Ceará, valeu impedir a sequência do maior rival. Mas, também, valeu muito mais que isso.

Claro que o desejo alvinegro era de acabar com jejum de cinco anos sem conquistas. Mas, além de colocar um ponto final na série de títulos do Fortaleza, o Ceará sabia plenamente o tamanho histórico dessa conquista.

"O título é muito importante porque se a gente olhar pro escudo do Ceará, tem 5 estrelas. E a gente não poderia permitir que o rival tivesse mais que nós. Ao longo de toda a história. Óbvio que não estive no Ceará desde sua fundação, mas a gente acaba incorporando na pele o sentimento de quem torce pro Ceará. Então, era muito importante que a gente ganhasse esse título, olhando para o escudo do Ceará", disse o técnico Vagner Mancini em entrevista coletiva após o jogo.

Além disso, o Vovô poderia ver o Tricolor abrir dois títulos de vantagem na contagem geral (iria para 47 x 45). Ao contrário disso, igualou a contagem (46 x 46).

A conquista do Ceará garantiu igualdade em número absoluto de títulos e igualdade no número de conquistas sequenciais (ambos pentacampeões).

Além de ser combustível para o Alvinegro tentar chegar forte para conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, este título trouxe um novo contexto para a rivalidade cearense.