Crediário no cartão de crédito: perigo ou oportunidade?

Legenda: Novo crediário pode ser usado, mas com cuidado
Foto: Shutterstock

Não se fala de outra coisa desde a semana passada. O “novo crediário” está quase chegando, mas o que significa, para que serve e como devo me comportar? São questões essenciais que vamos esclarecer agora para você.

As instituições financeiras, junto ao Banco Central, vêm negociando formas de rebater a queda de rentabilidade dos bancos em função da definição de um teto de juros no rotativo do cartão de crédito.

Veja também

Em outras palavras, quando o Governo Federal determinou que, a partir de janeiro de 2024, os bancos não mais poderiam cobrar juros do rotativo de cartão de crédito acima de 100% ao ano do valor da dívida, que antes era próximo a 500% de juros ao ano, as instituições financeiras começaram a buscar alternativas.

Em negociação ainda, pode surgir o “novo crediário”, similar ao crédito pessoal, mas agora via cartão de crédito, o consumidor terá um limite de crediário e poderá utilizá-lo para parcelamento em até 60 meses. Isso mesmo, em até 5 anos.

A ideia é que este crédito seja destinado a compras de maior valor, já que alonga o pagamento e possui juros. Pretende-se, com isso, desestimular as compras no cartão sem juros e voltar a lucrar, talvez abusivamente, dos juros efetivos.

Principais pontos a pensar antes de usar esta modalidade de crédito:

  1. Necessário, como sempre, planejar o uso do recurso. O que pretende comprar, se é necessário no momento, se consegue fazer reserva para comprar a vista com desconto, se consegue parcelar sem juros.
  2. Se decidir comprar, verificar com cuidado os juros praticados neste parcelamento. Falo isso porque sempre que vamos parcelar no cartão e tem juros, o dono da loja sempre diz “tem os juros da maquineta”. Mas nunca falam qual é e acabamos comprando sem saber. Por isso, antes de passar o cartão, peça para conhecer quais valores das parcelas e em quantas vezes e assim, poder calcular os juros reais.
  3. Cuidado mais que redobrado, ao emprestar seu cartão de crédito a terceiros, pois o impacto das dívidas não autorizadas pode ser ainda maior, assim como os possíveis golpes. O cartão de crédito pode se tornar quase um “cheque em branco assinado”, se é que alguém aqui sabe o que significa esta expressão tão antiga.

Enfim, o volume de crédito do mercado aumenta, as vendas aumentam, a procura aumenta e pode ser que os preços também aumentem e a inflação cresça.

Antes de comprar, pense, pesquise, repense e decida racionalmente. Você estará cuidando do seu futuro sem dívidas de 5 anos.

Pensem nisso! Até a próxima.

Ana Alves
@anima.consult
emaildaanaalves@yahoo.com.br
Economista, Consultora, Professora e Palestrante



Assuntos Relacionados