Fundos Imobiliários: um jeito simples de receber aluguéis sem ter imóveis

Você sabia que é possível se tornar sócio dos maiores e melhores imóveis do Brasil, e receber aluguéis todos os meses, com alguns poucos reais?

Legenda: Fundos imobiliários são um tipo de investimento em que uma gestora reúne recurso de diversos investidores para aplicar no mercado imobiliário
Foto: Shutterstock

Os Fundos Imobiliários (FIIs) vêm ganhando cada vez mais popularidade entre os investidores como uma boa – e barata – alternativa para receber aluguéis todos os meses.

Enquanto você precisa de muito – muito mesmo! – dinheiro para comprar um imóvel, ter a dor de cabeça com inquilino e despesas, com alguns poucos reais é possível investir em fundos imobiliários, ter uma equipe profissional gerenciando tudo e receber dividendos todos os meses isento de imposto de renda.

Veja também

O QUE SÃO FUNDOS IMOBILIÁRIOS?

Fundos imobiliários são um tipo de investimento em que uma gestora reúne recurso de diversos investidores para aplicar no mercado imobiliário.

Essa gestora faz uma captação inicial, arrecada o dinheiro, compra os imóveis (ou empresta o dinheiro para empreendimentos imobiliários), cuida da parte administrativa, recebe os aluguéis e repassa o valor para os cotistas.

O mais interessante dos fundos imobiliários é que através deles você pode investir em diferentes tipos de negócios, como shoppings, edifícios comerciais, galpões logísticos, hotéis, hospitais, etc., e você não precisa de muito dinheiro para começar.

Alguns fundos negociados na bolsa de valores, como o MXRF, têm suas cotas negociadas por pouco mais de 10 reais (R$ 10,47 no momento que eu escrevo esse artigo). 

COMO OS FIIS GANHAM DINHEIRO

Dependendo da sua área de atuação, os FIIs podem ganhar dinheiro de 3 formas principais:

  1. Adquirindo imóveis e alugando-os;
  2. Emprestando dinheiro para empreendimentos imobiliários, ou;
  3. Através do ganho de capital e/ou recebimento de aluguéis de outros fundos que eles investem.

De acordo com a forma como eles ganham dinheiro, os fundos podem ser classificados em 3 tipos principais:

  1. Fundos de Tijolo: Compram imóveis para alugar;
  2. Fundos de Papel: Emprestam dinheiro a juros para empreendimentos imobiliários;
  3. Fundos de Fundos: Investem em outros fundos imobiliários.

VANTAGENS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Como eu comentei ali atrás, o preço de uma cota de fundo imobiliário é um grande atrativo para esse tipo de investimento. Enquanto é preciso de alguns milhares, ou até milhões de reais para investir em grandes imóveis, você pode adquirir cotas de alguns FIIs por pouco mais de 10 reais.

Outra grande vantagem dos fundos imobiliários é a liquidez de seus ativos, ou seja, a facilidade com que você vende suas cotas e recebe o dinheiro. Se você já tentou vender um imóvel sabe a demora – e a burocracia – para terminar toda a transação. No caso dos fundos imobiliários, após vender suas cotas o dinheiro entra na sua conta em até 2 dias úteis.

Além do preço acessível e da alta liquidez dos FIIs, chama atenção a isenção do imposto de renda dos dividendos recebidos. Quem aluga um imóvel físico sabe que pode vir a pagar até 27,5% do valor recebido para o Leão. Quem recebe dividendos dos fundos imobiliários não tem essa preocupação, pois eles são isentos para quaisquer valores seguro as regras atuais.

OS CUIDADOS AO SE INVESTIR EM FIIS

Apesar das inúmeras vantagens, os investimentos em fundos imobiliários não são isentos de riscos.

É importante lembrar que FIIs são ativos de renda variável, ou seja, o preço de seus ativos pode tanto subir quanto cair. Assim como no caso das ações, existe a possibilidade do investidor perder dinheiro em eventuais crises do mercado.

Aqui vale a mesma máxima ao se investir nas ações: a diversificação é a palavra-chave.

O investidor de longo prazo deve ter em mente que não pode ter apenas um fundo imobiliário, ou, mesmo que tenha vários, não podem ser todos do mesmo tipo. É importante diversificar os investimentos tendo fundos de todas as classes – mitigando assim o risco dos investimentos.

Eu confesso para vocês que os fundos imobiliários são hoje a minha classe de ativos favorita. Através deles eu recebo dividendos todos os meses, faça chuva ou faça sol, independente do meu trabalho, todo dia 15 (cada FII paga em uma data por ele definida). Além disso, por serem ativos ligados ao setor imobiliário, o valor das suas cotas costuma seguir a valorização dos imóveis.



Assuntos Relacionados