Coluna

Márcia Travessoni: Amigas

Márcia Travessoni (Gente)

marcia.travessoni@diariodonordeste.com.br

Gisela Vieira Dias Branco ganhou almoço surpresa, articulado pelas amigas, no Moleskine. Entre as convidadas, Rebecca Albuquerque, Liduína Bezerra, Thaís e Andréa Liebmann e Gorete Vieira.

Jurídicos

Novos membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral, Roberto Diniz Freitas e Tiago Asfor Rocha Lima tomam posse nos respectivos cargos em solenidade dia 16, na sede da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará. Em tempo: Tiago Asfor comemora, também, o reconhecimento como um dos melhores advogados brasileiros, segundo o Chambers Latin America 2018, um dos mais conceituados guias do mercado jurídico.

Bastidores

Convidados do casamento de Laime e Lucas Câmara, que acontece neste sábado, em Portugal, Dito Machado e Thiago Holanda esticam, em seguida, para Espanha, onde serão hóspedes de Amanda Távora e Leonardo Vidal. /// Acompanhada dos filhos Lara e Nestor Chaves, Raquel de Carvalho Chaves está curtindo o outono em Whistler, no Canadá. O cenário de lagos azul cristalino cercados de montanhas rochosas e glaciais tem encantado o trio, que fez questão de registrar a passagem pelo Lago Moraine, em Banff.

Em festa

Taciana e Ricardo Cortez vão celebrar as Bodas de Prata no Aquiraz Riviera Clube de Golf, no fim da tarde deste sábado. Gil Santos cuida da decoração, e o serviço de buffet será do La Maison. Nazaré Santiago à frente da organização do evento. /// São aniversariantes do fim de semana Silvio Frota, Chiquinho Aragão, Pedro Philomeno Neto, Cláudio Studart, Maurício Leal, Sílvio de Castro e Carlos Guerra.

Registro

d
Fernando Soares Gurgel entre os convidados do seminário sobre inovação promovido pelo Lide, presidido por Emília Buarque.

Agenda

Para a festa "I Love Raça", a banda Raça Negra volta a Fortaleza dia 14 e se apresenta a partir das 22h, no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Resistência

dApaixonado por esportes e entusiasta das redes sociais, o coordenador municipal de Pessoas com Deficiência Emerson Damasceno transformou a experiência pessoal de ficar paraplégico em combustível para transformar a realidade de Fortaleza.

Sua condição como pessoa com deficiência é recente, e antes disso, você já tinha uma vida muito ativa, principalmente nos esportes. Qual foi o aspecto mais difícil de se adequar a essa nova realidade?

Na verdade, eu acho que consegui ter uma adaptação até relativamente fácil à nova condição. O fato de já ter feito um Ironman, de ser um triatleta e ter essa mentalidade de nunca desistir guarda uma similitude com a resiliência que nós, pessoas com deficiência, temos que buscar para resistir e superar diariamente grandes desafios.

E hoje, qual o papel que os esportes têm na sua vida?

O esporte continua sendo fundamental. Farei em novembro o Ironman Fortaleza, a mesma prova que não pude realizar em 2014 porque fui atropelado durante um treino de ciclismo, o que me deixou paraplégico. Mas completarei a prova este ano.

O que motivou você a estar na linha de frente dos movimentos pelos direitos das pessoas com deficiência?

Amo minha cidade, como milhões que têm o prazer de morar aqui. Só que Fortaleza precisa melhorar muito ainda nos conceitos de acessibilidade, apesar das melhoras que já vêm ocorrendo nos últimos anos. Luto porque sou pessoa com deficiência e porque amo estar aqui.

Como surgiu a oportunidade de coordenar o núcleo municipal de pessoas com deficiência?

Foi um convite do prefeito Roberto Cláudio em um momento em que eu ia estudar sobre mobilidade urbana no Canadá. O desafio de contribuir com a acessibilidade à frente da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza (Copedef) me pareceu o novo Ironman da minha vida. Não pensei duas vezes.

Quais as principais atividades de vocês na gestão?

Ao longo desses primeiros meses, algumas ações: em parceria com a AMC, realizamos a primeira blitz de fiscalização de vagas regulamentadas em shopping centers do Ceará, fiscalizamos grandes obras, além da checagem, junto à Etufor, das plataformas elevatórias de ônibus e micro-ônibus.

Você foi o criador do Desencontro, evento que discutiu as mídias sociais e marketing em 2011 e 2012. E hoje, como você se relaciona com as mídias digitais?

Muito bem e diariamente. Até hoje lembro e tenho saudade do evento. E um dia quando der, ainda farei o terceiro Desencontro, nem que seja Desencontro 3, parte final.

Quem são seus maiores inspiradores, na vida e no trabalho?

Na vida, Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, nosso poetinha Vinícius de Moraes. No trabalho, o incansável prefeito Roberto Cláudio, pela retidão e pelo compromisso com Fortaleza.

Como gosta de aproveitar as horas vagas?

Treinando para o Ironman, ou seja, nadando.

Um livro.

O Encontro Marcado, de Fernando Sabino.

Uma personalidade que gostaria de conhecer.

A valente paquistanesa ganhadora do Nobel da Paz, Malala Yousafzai.

Mosaico

A inspiradora história de vida de Tane Albuquerque e Francisco Mattos Brito norteou o projeto de Carlos Otávio para a Casa Cor Ceará 2017. Abrigo das "fragilidades, das felicidades e dos sonhos", segundo define o próprio Carlos Otávio, o quarto destaca materiais acolhedores como a madeira e os tecidos em algodão. "Espaços despojados, repletos de conceitos de arte e reconstrução nortearam meu trabalho este ano", explica o arquiteto (1). /// Inês benevides de Castro será a mais nova psicóloga da Capital: ela está concluindo a graduação na Unifor (2). /// Lina Mendonça faz aniversário neste sábado e comemora em jantar reunindo a família (3). /// Layla Fujita elegeu um elegante modelo em lurex de Carol Bassi para assistir à entrega do Troféu Sereia de Ouro deste ano (4).

Últimos Artigos