CORREÇÃO COM PILATES

Pés podem melhorar outros órgãos

00:00 · 03.02.2018

A saúde e o bem-estar do seu corpo dependem de fatores que você nem imagina. O comprometimento de certas capacidades físicas, por exemplo, tem origens curiosas. Entretanto, a maioria das pessoas não sabe que o mau posicionamento dos pés pode afetar também o funcionamento de outros órgãos do corpo humano, bem como os intestinos, ou mesmo a respiração e até a organização postural.

O mais surpreendente é que essa distorção dos pés também é capaz de comprometer o desempenho sexual no momento da ereção. Tudo isso acontece por conta de uma pisada inadequada, segundo Inelia Garcia, diretora técnica da rede The Pilates Studio Brasil.

É importante salientar que o alinhamento do corpo começa pelos pés, que sustentam a postura ereta de todo o esqueleto. Ao andar, depende-se do apoio correto do peso: primeiro sobre o calcanhar e depois transferido para a ponta do pé, que, por sua vez, agirá para impulsionar o corpo à frente. Neste sentido, a prática do Pilates tem sido uma aliada na correção da base do corpo humano.

Musculatura

A força do solo, em reação à aplicada pelo pé, transmite-se ao tornozelo, joelho, quadril e à coluna vertebral.

Assim, cada uma dessas articulações é "prensada" por duas forças opostas: a gravidade, que empurra o corpo para baixo, e a ação da musculatura da perna e do pé, que empelem o corpo para cima, exigindo que joelho, quadril e coluna vertebral estejam corretamente posicionados para suportar a tensão.

"Os pés ocupam um papel fundamental para centralizar as linhas de passagem dessas forças físicas. Eles cumprem a mesma função que os alicerces em uma casa, determinando o bom funcionamento das demais articulações do corpo em oposição à gravidade", explica Inelia Garcia.