por fases

Jogos conforme o desenvolvimento

00:00 · 07.10.2017

O psicólogo Jean Piaget classificou as atividades em três fases, conforme o desenvolvimento. A primeira - dos "jogos de exercício sensório motor" - diz respeito ao ato de jogar. Consiste em repetições de gestos e movimentos simples (agitar os braços, sacudir objetos, emitir sons, caminhar, pular, correr). Embora esses jogos comecem na fase maternal e durem até os dois anos, eles se mantêm durante toda infância e até a fase adulta, a exemplo de andar de bicicleta.

Na sequência, estão os "jogos simbólicos", ou seja, o ato de faz de conta. São comuns dos dois aos seis anos. A função consiste em satisfazer o "eu" por meio de uma transformação do real, em função dos desejos. A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações no seu meio ambiente e assimilar a realidade (uma forma de alto expressar).

LEIA AINDA
> Brincar livre: interação entre a criança e o mundo
> Aprender a conviver, a 'ser' e a ter autonomia

Os "jogos de regras" são mais indicados a partir dos cinco anos, podendo se desenvolver mais entre os sete e 12 anos. São classificados em jogos de exercício sensórios motor (futebol), e intelectual (xadrez). O que caracteriza o jogo de regras é existência de um conjunto de leis impostas pelo grupo.