TURISMO corporativo

Fortaleza é um dos destinos mais visitados por estrangeiros que buscam negócios

Capital cearense é a 7ª capital do País que mais recebe turistas internacionais à procura de negócios, eventos e convenções

19:36 · 20.07.2016 / atualizado às 19:40 por Áquila Leite
centro
Um equipamento que também tem sido decisivo para o crescimento de Fortaleza no turismo de negócios é o Centro de Eventos do Ceará ( Fernanda Siebra )

Nós últimos anos, Fortaleza tem se destacado não só por suas belezas naturais e opções de lazer, mas também como um ótimo local para o turismo corporativo, que atrai visitantes com poder aquisitivo bem mais elevado. Conforme a pesquisa Demanda Turística Internacional, divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Ministério do Turismo, a Capital cearense já está, por exemplo, entre as dez cidades mais visitadas no Brasil por turistas estrangeiros que buscam por negócios, eventos e convenções.

De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, a cidade é a 7ª capital do País que mais recebe turistas estrangeiros que buscam negócios, sendo também a 9ª no Brasil. "Ainda temos uma pequena fatia do mercado do turismo de negócios, se comparado às megalópoles Rio e São Paulo, porém, ainda assim, estamos à frente de várias grandes cidades e capitais", destacou.

Conforme o Ministério do Turismo, a cidade mais visitada por estrangeiros que buscam negócios é São Paulo (SP), seguida do Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Ainda de acordo com a pesquisa, em 2015 o Brasil recebeu 6,3 milhões de estrangeiros. Em Fortaleza, segundo a Infraero, foram 107.631 desembarques internacionais

O gasto médio per capita do turista de negócios é de US$ 82,48, com permanência média de 14,7 pernoites, enquanto o turista de lazer gasta em média US$ 67,12, com permanência de 11,6 dias.

Divulgação

Para Erick Vasconcelos, o crescimento da promoção de Fortaleza em outros países é um dos fatores que têm ajudado a Capital a despontar entre os estrangeiros. “Temos realizado workshops em vários países, participando de feiras, divulgando a cidade e o Estado, juntamente com entidades como a ABIH, companhias aéreas e empresários do trade turístico local. Estamos investindo maciçamente na promoção do nosso destino”, afirmou o secretário de Turismo.

Um equipamento que também tem sido decisivo para o crescimento de Fortaleza no turismo de negócios é o Centro de Eventos do Ceará, que é o mais moderno do espaço do gênero na América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil, com 76 mil m².

Principais períodos

Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, os meses de janeiro, fevereiro e dezembro compõem o período de alta temporada para o turismo internacional no Brasil. Janeiro de 2015, por exemplo, concentrou mais de 14,5% do movimento de todo o fluxo estrangeiro.

Os principais países emissores de turistas ao Brasil são: Argentina (33%), Estados Unidos (9,1%), Chile (4,9%), Paraguai (4,8%) e Uruguai (4,2%).