MAIOR DO MUNDO

Aeroporto da Capital já pode receber o avião Airbus 380

A Anac aprovou redução das exigências para que 12 terminais recebam as maiores aeronaves comerciais

O avião A380, também conhecido como superjumbo, oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica
01:00 · 13.03.2018

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na semana passada, a receber os maiores aviões comerciais do mundo, o Airbus 380 e o Boeing 747-8. Segundo a agência, além de Fortaleza, também foram contemplados os aeroportos de Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Confins (MG), Manaus (AM), Viracopos (SP), Porto Alegre (RS), Petrolina e Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA).

A alteração do regulamento prevê requisitos técnicos menos exigentes aos terminais, principalmente em relação à largura das pistas e faixas de segurança, e foi proposta pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em abril de 2017. Antes, a pista deveria ter 60 metros de largura e faixa de segurança com 150 metros de comprimento, agora os requisitos mínimos passam a ser de 45 e 140 metros, respectivamente.

De acordo com a Anac, análises mais recentes baseadas nas operações do A380 e do B747-8, com mais de um milhão de movimentos em aeródromos em todo o mundo, indicaram a possibilidade de alteração desses requisitos, de modo a torná-los menos excessivos e onerosos. Segundo a agência, até então, somente os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Curitiba (PR) possuíam autorização para operar essas aeronaves.

Os aviões que ganharam permissão para operar pertencem a categoria 4F e, portanto, só poderiam operar em aeroportos desta categoria. No entanto, a OACI reconheceu que "os regulamentos que estabelecem requisitos para aeroportos estão superdimensionados, pois foram criados antes das aeronaves da categoria 4F entrarem em operação", de acordo com a Anac.

Características

Com uma cabine de 478 metros quadrados (m²), o A380, também conhecido como superjumbo, oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica. Já o segundo maior do mundo, o B747-8, pode transportar até 605 passageiros em classe única, até 581 em duas classes ou até 467 em três.