Visitação

Navio-Escola da Marinha mexicana chega a Fortaleza

01:00 · 13.03.2018

O Navio-Escola Cuauhtémoc, da Marinha do México, chegou, ontem (12), a Fortaleza e estará aberto à visitação gratuita hoje (13), das 10h às 17h, no Porto do Mucuripe, segundo o cônsul honorário do México em Fortaleza, João Soares Neto. A embarcação foi recebida com coquetel de boas-vindas, que teve a presença de membros do Consulado Honorário do México na Capital.

Durante o dia de visitação, tripulantes do Cuauhtémoc e integrantes do Consulado receberão o público, fornecendo informações sobre a embarcação. "Vão mostrar partes do navio e falar sobre a história dele, como ele navega", explica o sargento Wagner Sampaio de Oliveira, da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE). O nome do veleiro seria uma homenagem ao filho do antigo imperador Ahuizoth.

Na quarta-feira (14), a embarcação seguirá viagem para o Rio de Janeiro, primeira parada da prova náutica Velas Latinoamérica 2018, regata internacional da qual participará o navio.

Viagem

De acordo com a CPCE, a travessia começará oficialmente no dia 25 de março, quando os doze veleiros do Chile, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela se reunirão no porto do Rio de Janeiro e, de lá, continuarão a viagem rumo a outros portos: Punta del Este/ Montevidéu, Buenos Aires, Ushuaia, Cabo Horn, Punta Arenas, Talcahuano, Valparaíso, Antofagasta, Callao, Guayaquil, Balboa, Curaçao, Cartagena de Indias, La Guaira, Santo Domingo, Cozumel e, por fim, Veracruz, onde o percurso terminará no dia 2 de setembro, após pouco mais de cinco meses no mar.

Esta será a terceira edição da regata, organizada pela Marinha do Chile. Ao longo da viagem de 157 dias, os veleiros navegarão pelas águas que banham as costas da América Latina e do Caribe, atravessando mais de 12.000 milhas náuticas, o que equivale a 19.312 km.