coluna

Comunicado: Limpando as contas

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

Passou pelo crivo da Assembleia Legislativa, sem queixumes de oposição, projeto que autoriza o Governo do Ceará a renegociar dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Avalia-se no Palácio da Abolição que repactuar as contas com a instituição será um bom alívio na situação financeira do Estado. A medida vinha sendo politicamente trabalhada desde o ano passado - quando foi firmado entre a União e demais representações da Federação o que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal.

A renegociação é estratégica. É que a expectativa de atração de novos investimentos - leia-se refinaria e centro de distribuição de voos no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza - exige um suporte básico: as contas em dia.

Aeroporto de Fortaleza

2,5

Milhões

De trotes telefônicos anuais são aplicados contra o sistema 190, que converge serviços de segurança e defesa civil no Ceará. Esse tipo de problema gera demandas graves para a operacionalização do sistema.

190

É a identificação

Do aplicativo lançado pelo Governo do Estado, por meio do qual os cidadãos podem fazer denúncias de crimes aos serviços da segurança pública, mantendo o anonimato. O App é apontado como solução contra trotes.

"A gente vê claramente uma desconstrução da política de assistência social. Aonde isso vai parar?"

Vereador Iraguassu Filho (PDT) sobre corte - que ele avalia como sinais claros de desmonte - de mais de R$ 3 bilhões na proposta orçamentária da assistência social firmada pelo governo federal para 2018.

"Vê se passa"...

O vereador Jhon Monteiro (PDT) apareceu com proposta na Câmara Municipal de Fortaleza para que multas por infrações contra o ambiente natural, ou medidas compensatórias aplicadas pela Prefeitura, possam ser quitadas com o uso de cartão de crédito ou de débito. E podendo ser parceladas até 12 vezes.

Em todo canto

Entre as justificativas da proposta, Jhon Monteiro diz que cada vez mais o cidadão utiliza esse recurso no dia-a-dia. "Para termos ideia da proporção e do crescimento deste meio de pagamento, basta fazer a seguinte indagação: 'Qual foi a última vez que você comprou com dinheiro de papel?"

Rosa é a cor da esperança

A deputada Aderlânia Noronha (SD) assinou requerimento para que o Palácio Adauto Bezerra, sede da Assembleia do Ceará, seja iluminado de cor-de-rosa por todo este mês. A iniciativa tem a ver com a Campanha Outubro Rosa, movimento de alerta e prevenção do câncer de mama. Aderlânia lembra que as adesões ao movimento avançam anualmente.

Últimos Artigos