Ao vivo

Novo show do Jazz em Cena

O quarteto formado por Marcio Resende, Thiago Almeida, Iury Batista e David Krebs: músicos já apresentaram o mesmo show em outras edições do projeto, e agora retornam a ele para atingir novo público ( Foto: Thiago Gaspar / Divulgação )
00:00 · 19.05.2017

Quatro virtuoses da música cearense apresentam neste sábado (20), no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (CCBNB) nova edição do show "Giant Steps - Tributo a John Coltrane", com a íntegra do repertório do disco lançado em 1960 e que se tornou um álbum icônico para a história do jazz.

A apresentação, que faz parte do projeto Jazz em Cena, contará com Marcio Resende (saxofones tenor e soprano), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e David Krebs (bateria).

O quarteto mergulha em toda a intensidade e a ousadia de "Giant Steps", marco de uma das várias revoluções empreendidas no jazz por John Coltrane (1926-1967).

Na ocasião, o grupo reproduz a mesma formação que gravou o disco "Giant Steps", cujas sessões se iniciaram ainda quando Coltrane participava, ao lado de Miles Davis, das gravações de "Kind of Blue", outro álbum fundamental para a história do gênero.

"Giant Steps" foi o primeiro disco de Coltrane a ter todas as composições de sua autoria e ficou marcado pelas famosas "Coltrane changes", substituições de progressões de acordes que fizeram o disco chamar atenção também pelas harmonias e passariam a ser conhecidas como uma característica do álbum e do saxofonista.

"Giant Steps" também mostra um Coltrane se despedindo do bebop em grande estilo, para alçar voo rumo ao jazz modal que se fortaleceria a partir do início dos anos 60. Toda a energia e a criatividade do sax tenor de Coltrane renderiam ao álbum diversos "standards": além da faixa-título, temas como "Naima", "Countdown" e Mr. PC" se tornariam emblemáticos da obra, gravada por Coltrane, Tommy Flanagan (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Art Taylor (bateria) - na maior parte das sessões, também com a presença de Wynton Kelly e Cedar Walton (piano), e Jimmy Cobb e Lex Humphries (bateria) em algumas gravações.

Releitura

Arregimentados especialmente para o show, Marcio Resende, Thiago Almeida, Iury Batista e David Krebs aceitaram o desafio de revisitar a sonoridade de "Giant Steps", reinterpretando-a e a transpondo para o palco. Para Marcio, trata-se de uma releitura, partindo do repertório, dos conceitos, dos timbres e da intensidade do disco para propor uma nova interpretação ao vivo.

"A partir do repertório do disco, executado na íntegra, e de toda vivência com o trabalho do John Coltrane, vamos explorar diversas possibilidades sonoras que o álbum traz. É um dos mais desafiadores e, também por isso, mais instigantes da história do jazz", aponta o saxofonista.

"Essa é uma forma de contemplar tanto os fãs de Coltrane, aqueles que sempre tiveram o 'Giant Steps' como um de seus discos favoritos, quanto de apresentar ao público a musicalidade deste fantástico álbum, que permaneceu como um marco, pela qualidade dos temas, das interpretações, pelos músicos reunidos e pela sua importância naquele momento de mudanças rumo ao jazz modal", completa ele.

Mais informações:

Show "Giant Steps", do projeto Jazz em Cena. Neste sábado (20), às 19h, no CCBNB-Fortaleza (R. Conde d'Eu, 560, Centro). Gratuito. Contato: (85) 3209.3500