Confira o que funciona no feriado da República e domingo de eleição em Fortaleza

Ônibus e VLT funcionarão com operações especiais, buscando contemplar o público durante o dia da eleição

Escrito por Redação ,

No próximo domingo (15), o feriado de Proclamação da República coincide com o primeiro domingo eleitoral. Em Fortaleza, estabelecimentos terão mudanças no funcionamento, enquanto outros terão horário reduzido. Empresas de transporte também atuam para atender ao público na data. Veja o que abre e o que fecha na capital.

Supermercados​ 

Os situados em Fortaleza devem funcionar normalmente, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Lojas

Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o comércio da Capital funcionará normalmente durante durante o domingo (15). Os shoppings terão horário especial para que os funcionários possam votar no período da manhã, abrindo as lojas a partir das 14h. De acordo com o  Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas Fortaleza), em feriados a abertura ficará a critério do proprietário, tanto lojas de shopping quanto as de rua.

Shoppings e Bancos

No Shopping Iguatemi Fortaleza, lojas e quiosques irão funcionar das 14 horas às 21 horas. As Lojas Americanas abrirão somente às 13 horas e fecharão às 21 horas, enquanto as praças de alimentação e restaurantes funcionarão das 11h30 às 22 horas. As salas de cinema funcionarão das 14h30 às 20h30 e o Hipermercado Extra abre às 7h até às 23h. 

No Grand Shopping, as lojas e quiosques funcionarão de 14h às 21h, enquanto a praça de alimentação do empreendimento estará aberta de 11h30 às 22h.

Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB), as agências bancárias não funcionarão, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira (16). Saques, transferências e outras operações similares poderão ser efetuados pelos clientes nos caixas eletrônicos das unidades. 

Saúde

Durante o feriado, os postos de saúde da capital funcionarão exclusivamente para vacinação no horário de 8h às 17h, nas Regionais II e VI, com as unidades Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, e Messejana, na Rua Guilherme Alencar s/n, respectivamente. 

Em caso de usuários apresentarem síndrome gripal, é possível buscar qualquer uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, com funcionamento 24h, aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Para doar sangue, estará aberto apenas o posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), na Praça das Flores, localizado na Avenida Desembargador Moreira, atendendo de 7h às 18h. O posto de coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) não funcionará, assim como todas as unidades do interior. 

Transporte

Considerando o feriado e a eleição do 1º turno, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá 50 veículos extras, operando com um total de 1100. O funcionamento deverá começar às 6 horas, antes do início da votação, e deverá se estender até 18h. 

“Os cinquenta veículos ficam à disposição para atender toda a demanda de acordo com a localização dos maiores colégios eleitorais da cidade”, aponta a Etufor. O órgão ressalta também que os passageiros contam com a tarifa social de domingos, sendo R$ 3 a inteira. As estações de BRT na Av. Bezerra de Menezes e Av. Aguanambi vão funcionar normalmente.

Já a  Linha Sul e o VLT Parangaba-Mucuripe funcionará em horários especiais, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informa que a Linha Sul, mantendo as viagens concentradas nos períodos da manhã e da tarde. A Linhas Oeste e nos VLTs de Cariri e Sobral não contarão com operações. 

  • Linha Sul, no sentido Centro: 8h25 às 16h10
  • Linha Sul, no sentido Carlito Benevides: 8h30 às 16h15
  • VLT Parangaba-Mucuripe (Linha Nordeste), no sentido Iate: 8h05 às 15h50
  • VLT Parangaba-Mucuripe(Linha Nordeste), no sentido Parangaba: 8h05 às 15h50
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.