Matéria-630386

01:42 · 13.04.2009
Aviso

O terremoto que abalou a região central da Itália pode ser um sinal dos tempos. Na Bíblia, existem várias citações sobre tremores de terra que abalarão as estruturas do nosso mundo nos últimos dias. De repente, a terra começa a tremer como se estivesse febril, indisposta, irritada. Não importa onde seja, se na China, Paquistão, Estados Unidos ou Japão. Ela destrói casas, prédios, estradas, tudo se transforma em ruínas em questão de segundos. E quem estiver nas áreas de risco, pode virar cinzas no meio da avalanche de pedras. Mas, a natureza dá avisos antes de mostrar sua fúria. No último terremoto que abalou a China, muitas pessoas testemunharam um estranho fenômeno. Milhares de sapos atravessaram uma ponte no interior do País, como se estivessem fugindo de algum predador. Isso aconteceu uma semana antes da catástrofe. Ninguém conseguiu matar a charada e milhares de vítimas pagaram com a própria vida. Nesses dias apocalípticos em que vivemos, é bom ficar atento aos avisos da mãe natureza.

NILSON ALVES
FORTALEZA - CE

Cidade amada

Fortaleza está fragmentada. Encontramos diferentes cidades: a da periferia, da classe média, da elite e a dos turistas. Em todas deparamo-nos com a violência instalada e com o comodismo daqueles que estão ´protegidos´ pelos muros e pelos ´seguranças´, revelando a vulnerabilidade em que vivemos, e assim é a nossa rotina. Todas essas as cidades representam uma só e são diferenciadas pela infra-estrutura e os serviços disponibilizados em cada uma, que está aí para todos verem sem nenhum esforço. Isso tudo nos remete a uma nostalgia de um passado em que a cidade era inteira. Porém, podemos reconhecer as qualidades que estão na sua paisagem e em seu povo que não deixa de acreditar que um dia tudo vai melhorar. Como disse Vinícius de Morais em ´A cidade em progresso´: ´Tornou-se grande, sórdida, ó cidade do meu amor maior! Deixa-me amar-te assim, na claridade vibrante de calor!´

ELIANE CURVELLO ARRUDA
FORTALEZA - CE

Presente para Fortaleza

Esclareço que a sugestão que faço a seguir, é de conhecimento da própria prefeita e algumas autoridades. O presente que gostaria de dar a Fortaleza, para que se torne ainda mais bela, seria que o poder publico (municipal ou estadual) desapropriasse o terreno da de uma empresa Chaves Mineração e outros, localizado em frente ao terminal de ônibus/estação férrea/colégio Positivo na Parangaba, para formar um delta maravilhoso de área verde, destinado a uma enorme praça com equipamentos para cooper, caminhada, playgraund e outros necessários, visando oferecer uma melhor qualidade de vida para a grande Parangaba e ao povo da Capital. O custo será revestido com mais um ´pulmão´ verde para nossa querida Fortaleza.

PAIVA DANTAS
MARACANAÚ - CE

Feriado violento

Tudo isso que acontece é porque está faltando Deus no coração deste povo. Por mais que as autoridades queiram fazer alguma coisa para diminuir (a violência) não vão conseguir nunca, pois a segurança está dentro de cada um de nós. É muito fácil cada um de nós se policiar, mas nem todos fazem isso.

JOSÉ SOARES MAGALHÃES
CROATÁ - CE

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.