Marcelo Chamusca estreia no Fortaleza contra São Paulo pela Série A

Novo técnico comandou um treino no time cearense e marca reinício do ciclo no time ocorre hoje, às 19h, na Arena Castelão, pela 21ª rodada do Brasileirão. O Leão tenta recuperação no torneio nacional após três derrotas consecutivas

Legenda: Chamusca volta ao comando leonino diante do São Paulo
Foto: JL Rosa

O Fortaleza busca hoje um recomeço na Série A do Brasileiro: seja tático ou de resultados. O projeto segue apesar das mudanças da comissão e investe na continuidade através de Marcelo Chamusca. O treinador estreia à beira do gramado às 19h, na Arena Castelão, contra o São Paulo, pela 21ª rodada. A Rádio Verdes Mares transmite ao vivo, com tempo real do Diário do Nordeste.

O foco reside no comandante em ciclo sem desfecho. Após passagens pelo clube em 2014 e 2015, a ‘Era Chamusca’ ganha novo capítulo em momento de pressão na temporada. No intervalo da saída de Rogério Ceni, a equipe soma três derrotas consecutivas: Fluminense, Athletico-PR e Bahia.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Sem chance de entrar na zona de rebaixamento ao encerramento dos demais confrontos, liga o alerta pela proximidade com o cenário: são quatro de distância para o Botafogo, primeiro do Z-4. A defesa, ponto forte em 2020, também sofre com o excesso de baixas e o elenco reduzido.

As questões chegam aos montes para Chamusca, que deve recuperar a confiança do time tricolor. O único treino de apronto foi nas vésperas do duelo, data referente ao contato com os jogadores. Por isso, as mudanças devem ser poucas no início de trabalho - o tempo é curto.

Paralelo ao contexto, há um tabu pela frente. O Fortaleza não vence o São Paulo desde 2006. São três empates e três derrotas, até com eliminação nas oitavas da atual edição da Copa do Brasil.

Time esperado

A escalação titular do primeiro jogo de Marcelo Chamusca é um mistério. O técnico chega com filosofia similar ao proposto por Ceni, mas pode ter percepções diferentes sobre os nomes de confiança do ex-goleiro.

O esquema 4-2-4 deve ser mantido, foi assim desde o início do Brasileirão. A ausência certa é o zagueiro colombiano Quintero, com lesão muscular. Companheiro na função, Roger Carvalho segue como dúvida após sentir desconforto e ser substituído contra o Bahia.

Assim, a tendência é da dupla de zaga formada por Paulão e Jackson, que retorna de suspensão. No ataque, o atacante Bergson pode seguir titular pelo desempenho: são dois jogos em três partidas.

No coletivo, as maiores expectativas são para o estilo de marcação adotado. O Fortaleza é um dos times com menor média de desarmes na competição pelo uso de linhas muito baixas, no entanto, tinha a transição ofensiva como fase do jogo que precisava ser aprimorada.

Apesar da qualidade técnica do adversário, é possível alternativa de uma marcação mais avançada para gerar incômodo na saída de bola. Os ajustes serão aprimorados com o tempo, mas teremos um primeiro esboço hoje na Arena Castelão.

São Paulo

Fernando Diniz encerrou preparação no Rio de Janeiro, com viagem ontem para a capital cearense. O treinador não conta com os volantes Tchê Tchê (teste positivo para Covid-19) e Luan (suspenso), além de Arboleda (convocado para seleção equatoriana).

A tendência é de força máxima disponível, já que o São Paulo tem chance de assumir a liderança da elite nacional - está em 4º na tabela apesar de três rodadas a menos que os rivais. Uma dúvida existe no meio-campo, com possibilidade do zagueiro Diego Carlos ser utilizado de volante.

O principal destaque do tricolor paulista é Brenner. Aos 20 anos, o atacante vive grande momento na carreira com 17 gols em 26 partidas na temporada, sendo seis apenas no Brasileirão. O jovem divide o sistema ofensivo com Luciano, que também soma seis tentos na competição.

Ficha técnica

Série A do Brasileiro - 21ª rodada Arena Castelão, em Fortaleza (CE) 14 de novembro - 19 horas

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Paulão, Jackson e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Osvaldo, Romarinho, David e Bergson. Técnico: Marcelo Chamusca.

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Léo e Reinaldo; Diego Costa, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Luciano e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Transmissão: ao vivo na Rádio Verdes Mares AM 810 e canal Premiere, e em tempo real no Diário do Nordeste.