Fortaleza perde para Estudiantes e é eliminado da Libertadores nas oitavas

A partida ocorreu nesta quinta-feira (7) na Argentina

Legenda: O Fortaleza não resistiu à pressão do Estudiantes e perdeu na Argentina
Foto: Juan Mabromata / AFP

O Fortaleza se despediu da Libertadores da América nas oitavas de final. Uma campanha histórica, que chegou ao fim nesta quinta-feira (7), com a derrota para o Estudiantes (ARG) por 3 a 0, no estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires. O time precisava vencer, pois a ida terminou 1 a 1 na Arena Castelão.

Os gols da eliminação foram de Manuel Castro, duas vezes, e de Zapiola. A reação era muito difícil, principalmente com a expulsão do ala Pikachu, após revisão do VAR em uma falta no 1º tempo. O Leão deixou a competição, em campanha que marcou a 1ª participação cearense no principal torneio da Conmebol.

Veja também

Na próxima  fase, o Estudiantes (ARG) encara o Athletico-PR. O Furacão eliminou o Libertad (PAR) nas oitavas de final.

Estudiantes 3x0 Fortaleza | Acompanhe ao vivo

1º tempo

A partida iniciou com o Fortaleza armado no 3-5-2 e preparado para a transição, enquanto os donos da casa buscaram pressionar com linha alta e apostando na bola área. Com o roteiro definido, o Estudiantes abriu o placar aos 9: Manuel Castro cabeceia livre na área, por cima de Marcelo Boeck, para fazer 1 a 0.

Atletas de Fortaleza e Estudiantes disputam bola
Legenda: O Fortaleza produziu pouco ofensivamente contra o Estudiantes
Foto: Juan Mabromata / AFP

A resposta tricolor foi aos 14, com Pikachu. O ala arriscou da entrada da área, Andújar desviou, e a bola foi no travessão. Aos 22, um golpe na equipe cearense: o ala recebeu um cartão vermelho por falta em Mauro Boselli e checagem do árbitro de vídeo (VAR).

No minuto seguinte, os argentinos até ampliaram, com mais uma bola aérea, agora desviada por Lollo. O VAR foi acionado e anulou o lance por conta de impedimento do defensor do Estudiantes. Com a sequência do jogo, o Fortaleza seguiu acuado e tentou resistir ao volume. Aos 48, Díaz parou em defesa de Boeck, decretando o placar da etapa inicial.

2º tempo

Na volta do intervalo, o Estudiantes ampliou no minuto inicial, novamente com Manuel Castro. O meia antecipa a defesa após cruzamento da esquerda e cabeceia no canto de Boeck: 2 a 0. O Fortaleza não tinha organização para contra-atacar e foi muito pressionado na Argentina.

Em busca de reação, Vojvoda mudou o meio-campo e chamou Hércules e Lucas Lima. A alteração surtiu pouco efeito, ainda mais com 3º gol do Estudiantes aos 10. Boeck tocou mal, Zapiola interceptou, driblou o goleiro e tocou para o fundo da rede sem dificuldades, no 3 a 0.

Atletas de Fortaleza e Estudiantes disputam bola
Legenda: Boeck errou passe no 2º tempo e sofreu o 3º gol do Estudiantes com Zapiolo
Foto: Juan Mabromata / AFP

Com a eliminação encaminhada, Igor Torres e Romarinho entraram para formar a dupla de ataque. Posteriormente, Jussa também entrou. A comissão técnica então poupou os principais atletas. Do outro lado, o Estudiantes diminuiu o ritmo e administrou o placar até o fim do jogo

ESCALAÇÕES

  • Estudiantes: Andújar; Godoy, Rogel, Noguera, Lollo e Más; Manuel Castro (Rollheiser), Zuqui (Piatti) e Rodríguez (Morel); Mauro Boselli (Zapiolo) e Leandro Díaz (Pellegrino). Técnico: Ricardo Zielinsky.
  • Fortaleza: Marcelo Boeck, Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu, Zé Welison (Matheus Jussa), Hércules (Ronald), Lucas Lima (Matheus Vargas) e Juninho Capixaba; Silvio Romero (Romarinho) e Moisés (Igor Torres). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Estudiantes 3x0 Fortaleza | FICHA TÉCNICA

  • Oitavas de final da Copa Libertadores.
  • Estudiantes x Fortaleza.
  • Data e hora: 07/07, às 21h30 (de Brasília).
  • Local: Estádio Jorge Luis Hirschi, em Buenos Aires (ARG).
  • Árbitro: Esteban Ostojich (URU).
  • Gols: Manuel Castro aos 09' do 1T (1-0) e no 01' do 2T (2-0); Zapiolo aos 10' do 2T (3-0).
  • Cartões amarelo: Juninho Capixaba, Romarinho, Zé Welison e Moisés (Fortaleza); Zuqui e Noguera (Estudiantes).
  • Cartão vermelho: Pikachu (Fortaleza).